Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOVOS SABERES DA TERRA TERÁ PAR
Novos Saberes da Terra terá parceria de 21 estados
WhatsApp

04 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
novos saberes da terra terá par

Fruto de um projeto-piloto iniciado em 2005, com cinco mil agricultores na faixa etária de 15 e 29 anos, em 12 estados, o Saberes da Terra integra-se agora ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem. A gestão será compartilhada entre a Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Presidência da República, e os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e do Trabalho e Emprego.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Pnad, de 2006, indicam que 6,2 milhões de jovens de 18 a 29 anos residentes na área rural não concluíram o ensino fundamental. Os agricultores nessa faixa etária são o público preferencial do programa. Ampliação

As mudanças do programa abrangem a idade dos agricultores, que passa a ser de 18 a 29 anos; o número de vagas, de cinco mil para 35 mil; o número de estados, de 12 para 21, e a qualificação profissional, agora em agricultura familiar. Também terão prioridade os municípios e regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH integrantes do Programa Territórios da Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A eles serão destinadas 40% das 35 mil vagas.

A formação continuada dos educadores, o acompanhamento pedagógico e o monitoramento das turmas nos 21 estados serão de responsabilidade de universidades públicas.

Projovem

No Projovem Campo/Saberes da Terra, os agricultores receberão uma bolsa no valor de R$ 100 a cada dois meses e terão de cumprir 75% da freqüência para receber o auxílio. O curso será oferecido no sistema de alternância tempo-escola (aulas presenciais) e tempo-comunidade (pesquisa, estudo e prática agrícola). A formação, que equivale ao ensino fundamental com qualificação profissional em agricultura familiar, será de 2,4 mil horas, 1,8 mil das quais em tempo-escola.

O curso terá duração de dois anos. Segundo os responsáveis pela coordenação do programa na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad/MEC, Eduardo D??Albergaria e Lisânia de Giacometti, o formato será de responsabilidade de cada estado, respeitadas as características da atividade agrícola local. A Secad já fez parceria com as universidades federais de Pernambuco - UFPE e do Pará - UFPA para a elaboração de dez cadernos pedagógicos, os quais vão orientar as ações do programa, de forma a garantir a metodologia e as concepções pedagógicas.

De acordo com D??Albergaria, resolução prevista ainda para o primeiro semestre deste ano vai definir o sistema de parceria com os 21 estados e um edital tratará da seleção das universidades responsáveis pela formação dos educadores que vão trabalhar no novo programa.

Curso

O curso, que integra formação teórica e prática, tem como eixo central a agricultura familiar e a sustentabilidade. O currículo está dividido em cinco partes: sistemas de produção e processo de trabalho agrícola; desenvolvimento sustentável e solidário; economia solidária; cidadania, organização social e política pública; agricultura familiar, etnia, cultura e identidade.

Os gestores do programa vão trabalhar com 21 estados, 12 dos quais já participam do projeto-piloto - Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Tocantins, Pará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Piauí, Minas Gerais. Em 2008, ingressaram Amazonas, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo e Sergipe. FONTE: O Imparcial ? MA



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico