Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOVOS PREÇOS PARA O FUMO SERÃO
Novos preços para o fumo serão anunciados amanhã
WhatsApp

17 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
novos preços para o fumo serão

dejair@gazetadosul.com.br

A primeira reunião para tratar da tabela com os preços da safra de fumo 2007/2008 terminou no começo da noite de ontem sem conclusões e a previsão é de que uma definição saia somente amanhã. No encontro os produtores apresentaram suas reivindicações e começaram a colher as propostas das indústrias, que pela primeira vez sugeriram a negociação individualizada com as entidades representativas.

Durante a manhã, os agricultores, liderados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e outras seis entidades ligadas ao setor no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, conversaram sobre o índice de reajuste que seria apresentado para as indústrias. Depois de quase três horas de negociação ficou confirmado o pedido de 19,5% sobre a tabela da safra passada, concessão de bônus de 5% para os produtores adimplentes e o alongamento das dívidas dos inadimplentes, com prazo mínimo de cinco anos e juros zero, e 5% de bônus, a título de rebate, calculado sobre o total de fumo entregue. Essas reivindicações já haviam sido apresentadas pelas entidades no fim de dezembro e começaram a ser avaliadas pelos industriais.

Na outra etapa da reunião as fumageiras passaram a apresentar suas propostas. A primeira a se manifestar foi a Souza Cruz. Logo em seguida a Universal Leaf disse qual seriam os índices de reajuste que poderia oferecer sobre a tabela, que nos últimos dois anos não teve nada de reposição. De acordo com o que ficou acertado pelas entidades, os valores propostos por cada uma das fumageiras somente serão divulgados no fim das negociações.

"A situação é nova e queremos avaliar com cautela qualquer decisão", destacou o diretor secretário da Afubra, Romeu Schneider. Ele acredita que até o fim da tarde desta sexta-feira seja possível ouvir as outras sete empresas e, depois disso, manifestar um posicionamento quanto ao processo de comercialização. "Foi uma reunião produtiva, mas precisamos avaliar todos os fatores", disse.

NOVIDADE

A proposta de se fazer uma negociação individual em torno da tabela de preços para a safra foi um dos temas mais discutidos durante a reunião. Os representantes dos produtores se mostraram apreensivos quanto a possíveis riscos que esse tipo de medida pode causar para o setor. Schneider acredita que essa nova metodologia pode alterar todo o sistema que envolve a área produtiva.

O Sindifumo, que neste ano se absteve das negociações, no entanto, afirma que não devem ocorrer grandes variações por causa do novo formato de compra. Segundo o presidente Iro Schünke, a tabela de preços existente serve de referência. Na prática, salientou, as empresas utilizam valores que podem ser diferentes de acordo com os padrões adotados para a classificação.

SAIBA MAIS

?? Para definir o percentual que vai ser pedido como reposição sobre a tabela de preços do fumo as entidades representativas levam em consideração uma série de itens, desde o custo de produção até as despesas envolvendo mão-de-obra e insumos. Neste ano, depois de avaliar diferentes planilhas e tomar como base uma pesquisa realizada diretamente com os produtores, ficou definido que seria pedido 19,5% de reajuste.

?? A alternativa de ocorrer a venda de acordo com diferentes tabelas de preço começou a ser discutida pela primeira vez neste ano. No momento em que produtores e indústrias chegarem a um acordo os novos valores devem passar a valer. No caso do fumo que já foi entregue a tendência é de que ocorra compensação para os agricultores. FONTE: Gazeta do Sul ? RS



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico