Considerada a"casa" dos pequenos produtores rurais, a AGRIFAM, que será realizada entre os dias 2 e 5 de agosto, está preparando uma grande programação para receber um setor que responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Turismo Rural, Orgânicos , Mourões de Pneus, Álcool - Entre as novidades, a feira vai apresentar uma vila com tudo sobre turismo rural, uma nova e crescente fonte de renda nas pequenas propriedades rurais; uma grande área com produtos orgânicos, outra grande fonte de renda na agricultura; a menor usina de álcool do país com capacidade para produzir de 50 a 250 litros de álcool por hora. A mini-usina pode ser tocada pela própria família e além de produzir álcooltambém produz cachaça ; o fim do uso de madeiras e ferro nas propriedades rurais com a utilização de cercas feitas de restos de pneus usados. Os chamados mourões de pneus, já com patente internacional tem seu lançamento na Agrifam; Seminário Nacional sobre o custo benefício do biodiesel. A AGRIFAM está trazendo a empresa Brasil Ecodiesel para explicar as vantagens de produzir biodiesel utilizando girassol e mamona, outra fonte de recurso do agricultor familiar.
A AGRIFAM terá a participação de 200 empresas expondo o que existe de mais moderno em máquinas, equipamentos, acessórios, produtos e serviços para o pequeno produtor rural. É a única feira no Brasil que consegue reunir em um único local , todos os equipamentos disponíveis no mercado brasileiro para o agricultor familiar. Os negócios previstos em torno de R$ 28 milhões de reais, serão fechados diretamente nos estandes ou através de linhas de financiamento do Feap e Pronaf.
Caravanas, Sítio Modelo e novidades da Embrapa - São esperadas 600 caravanas com visitantes de todo o país. Uma área está sendo destinada para a realização de palestras sobre os mais diversos temas de interesse da pequena agricultura. O Sítio Modelo projetado pela UNESP - Universidade Paulista, vai apresentar uma pequena propriedade rural com resultados. A Embrapa vai levar para a AGRIFAM soluções para baratear o trabalho dos pequenos agricultores como o projeto Balde Cheio; um sistema intensivo de produção de leite e a fossa séptica biodigestora, sistema de saneamento de baixo custo; o protótipo de um motor que funciona com qualquer tipo de combustível renovável; o mini-milho; a introdução da agricultura familiar na internet, além de outros projetos.
Mais informações
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaesp