A campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde e prevenção ao câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025. Os números são do estudo "Estimativa 2023 - Incidência de Câncer no Brasil", divulgado no último dia 23 de novembro. De acordo com a pesquisa as regiões Sul e Sudeste responderão por aproximadamente 70% da incidência da doença no País.
O mesmo estudo revela que o câncer de próstata totalizará 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio (2023 a 2025). Ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Por isso, todos os homens devem se preocupar com a prevenção ao câncer de próstata, tendo cuidado com a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos que afastam a obesidade, além de manter a saúde mental em dia, pois esses cuidados diminuem a incidência de qualquer tipo de tumor.
É importante também ter atenção ao diagnóstico precoce da doença, pois se descoberta em estágio inicial isso significa até 90% de cura, ou seja, os homens devem fazer o acompanhamento desde os 45 ou 50 anos, conforme o grupo de risco.
“Precisamos acabar com o preconceito contra a doença e alertar todos os homens, em especial os agricultores familiares, sobre os fatores de risco e a importância de fazer o exame de prevenção”, compartilha o secretário da Terceira Idade da CONTAG, Antônio Oliveira.
A próstata é uma glândula do homem que fica à frente do reto, envolvendo a uretra – aquele canalzinho que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Em adultos, é do tamanho de uma ameixa e desempenha um papel fundamental para a nutrição e proteção dos espermatozoides. Apesar de ser regulada pela testosterona, a função da próstata não tem relação com ereção ou com orgasmo.
Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações do INCA