O recadastramento de trabalhadores e trabalhadoras rurais na Previdência Social, a regulamentação da Lei 11.718/2008 e a realização de Conferências em âmbito nacional sobre educação no campo e proteção infanto-juvenil foram alguns dos principais temas debatidos no primeiro dia da reunião do Coletivo Nacional de Políticas Sociais da Contag.
O encontro teve início nesta segunda-feira (9), na sede da entidade, em Brasília, e coordenado pela secretária de Política Sociais da Contag, Alessandra Lunas. Participam da reunião representantes das 27 Federações (Fetags) filiadas à Confederação.
Ainda nesta segunda-feira, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, receberá os diretores da Contag e Fetags para discutir sobre as novas regras para a previdência rural do trabalhador, prevista no Decreto 6.722/08, em vigor desde 31 de dezembro de 2008 e que regulamenta a Lei 11.718/08.
Na terça-feira (10), haverá discussão sobre a situação da criança e do adolescente no campo, e será elaborada uma carta-denúncia. Também está marcada capacitação dos conselheiros do programa "Saúde e Gênero" e de dirigentes sindicais e assessores sobre as novas regras da previdência rural. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias