Aconteceu nesta sexta (20), em Curitiba, posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). Liderada pelo presidente Alexandre Leal dos Santos, a diretoria foi eleita para o mandato 2023-2027, com aprovação de 90% dos votantes.
Com 32 anos, Alexandre Leal dos Santos é o presidente mais jovem da instituição. Desde 2015, ele integra a diretoria da FETAEP e, no último mandato, cumpriu as funções de secretário geral, além de responder também pelas secretarias de Juventude, Meio Ambiente e Política Agrária. Nascido em Cantagalo, é agricultor familiar e iniciou seu trabalho no movimento sindical no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cantagalo, onde é associado. Ele conquistou seu primeiro pedaço de terra no município, pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Atualmente, Alexandre Leal é casado com Márcia e está à espera do primeiro filho.
O movimento sindical chegou cedo na vida de Leal. Em 2010, assumiu a Coordenação da Juventude Rural do STTR de Cantagalo. Um ano depois foi eleito Coordenador da Juventude da Regional Centro Sul da FETAEP. Ainda em 2011, ele representou a Juventude Rural no Território Cantuquiriguaçu e se tornou educador popular pela Enfoc Estadual e, no ano seguinte, pela Enfoc Regional. Em 2012, foi candidato a vereador no município de Cantagalo. No ano seguinte tornou-se Secretário Geral do STTR de Cantagalo, representante Estadual da Juventude Rural no CEDRAF e representante da FETAEP em eventos do MSTTR por solicitação da diretoria. Em 2015, foi eleito 1º Secretário de Finanças e Administração da FETAEP. E, em 2019, passou a Secretário Geral e Secretário de Juventude Rural da FETAEP. E, agora, tornou-se o presidente eleito mais jovem da FETAEP e vai trabalhar com a primeira diretoria a ter paridade entre homens e mulheres e 25% de jovens.
No ano em que a FETAEP completa 60 anos, Leal foi a campo para ouvir as 10 regionais e fazer uma construção conjunta, com representatividade de todos e todas. A expectativa para o novo mandato é de manter a representação da agricultura familiar cada vez mais forte e trabalhar por políticas públicas que atendam os trabalhadores do campo. Segundo Leal, o Paraná precisa de um movimento forte e sustentável. “Onde houver um trabalhador rural, haverá um sindicato forte e de portas abertas para atendê-lo e defender a agricultura familiar”, destaca.
Participaram da cerimônia de posse o presidente da CONTAG, Aristides Santos, e a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FETAEP - Larissa Jedyn