Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LULA VALE A LUTA
Notas das Federações de apoio ao ex-presidente Lula
WhatsApp

11 de Abril de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
lula vale a luta

MARANHÃO



RONDÔNIA

NOTA DE SOLIDARIEDADE À LULA

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia - FETAGRO, vem a público repudiar a prisão do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva, e manifestar solidariedade ao companheiro que enfrenta clara injustiça aos seus direitos como cidadão, prevalecendo o arbítrio imposto por uma justiça em desconformidade com os preceitos constitucionais e com os fundamentos da democracia.

Para nós, está comprovada a perseguição contra Lula. Foi condenado sem provas, apenas baseado em indícios e convicções, por um Judiciário que cedeu às pressões de setores conservadores e de interesses políticos e econômicos, culminando num golpe político, judiciário e midiático.

Esta compreensão é a mesma de diversos setores da sociedade e organizações em todo o Mundo, e que também manifestam forte repúdio a esta arbitrariedade sob o companheiro Lula, o maior presidente da história do Brasil. Exemplo é a manifestação da Comissão União Europeia – Mercosul, que condena a prisão e sugere punição ao país por não cumprir requisitos democráticos mínimos.

Portanto, a prisão de Lula, sem o direito a recorrer em liberdade às instâncias superiores, como diz claramento o texto constitucional brasilieiro, é um atentado ao Estado Democrático de Direito e à vontade popular.

Diante desta realidade, os agricultores e agricultoras de Rondônia manifestam solidariedade e gratidão ao ex-presidente Lula, por nos ter permitido sonhar com a construção de um país democrárico para todos e todas. Permaneceremos mobilizados na luta, honrando nossa história de lutas e conquistas, resistindo aos sucessivos ataques impostos pelo neoliberalismo, pela elite excludente e pela grande mídia, e atuando pela reconstrução da democracia, na efetiva luta de classe por um país mais justo e solidário.

FETAGRO/STTRS

MINAS GERAIS

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – Fetaemg, torna publica a sua solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sua história de vida mostra que trata-se de um sobrevivente, um lutador a favor do povo trabalhador desse país e merece tratamento com imparcialidade pelo Judiciário brasileiro. O que não vem ocorrendo. Lula terá para sempre o nosso respeito, reconhecimento e admiração.

Nós, do movimento sindical, jamais poderíamos deixar de nos manifestar em relação aos últimos acontecimentos que envolvem o ex-presidente. A história de vida do Movimento Sindical e a trajetória de vida de Lula está intimamente ligada. Muitas das lutas e conquistas desse homem, mudaram a vida de milhões de trabalhadores e trabalhadoras por todo país.

Esperamos que se aplique o princípio do devido processo legal aos acusados por crimes de qualquer natureza. A decisão da prisão do ex-presidente desqualifica o poder judiciário, pois são plurais os exemplos de acusados por crimes no Brasil que estão soltos, continuam a usufruir do que é público e se perpetuam nas principais instâncias de poder, ditando regras, aparelhando o estado, atuando em causa própria e retirando os direitos da Classe Trabalhadora. A liberdade de Lula até que todas as etapas do processo ocorressem em nada prejudicaria o andamento das ações, demonstrando que se trata de um julgamento político.

A Fetaemg reitera o entendimento de que é preciso avaliar o Brasil que temos e o Brasil que podemos ter. É tempo de reafirmarmos o lado em que queremos estar. De forma pacífica e organizada, sobretudo nas urnas, precisamos nos posicionar para avançar. Precisamos resistir, não contra a política federal, juízes, ministério público e políticos desonestos, mas a todo um processo opressor de Direitos. A Luta Continua!

Vilson Luiz da Silva -Presidente da Fetaemg

PIAUÍ

É com muita temeridade que a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí (FETAG-PI), vêm através desta nota manifestar total apoio e solidariedade ao companheiro e sindicalista, Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua prisão decretada na tarde desta quinta-feira (05), pelo juiz de 1ª instância Sérgio Moro, em um processo realizado sem provas, com condenação em segunda instância, contrariando a Constituição Federal, com um STF dividido e com duas Ações declaratória de constitucionalidade (ADCs) esperando julgamento.

Como o ex-presidente foi condenado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado, o juiz determinou que Lula se apresente à Polícia Federal na capital paranaense até às 17h desta sexta-feira (6).

É preocupante a maneira com que foi conduzido o processo pelo Juiz Sérgio Moro à acusação sem nenhum tipo de prova que pudesse servir de base para a infeliz condenação do ex-Presidente, a única prova que serviu de base foi a convicção do tendencioso juiz Sérgio Moro.

Lula foi condenado sem provas, por um Judiciário que cedeu às pressões de setores conservadores e de interesses políticos e econômicos, num ambiente semelhante aos que deram origem e legitimaram regimes autoritários e fascistas com grandes consequências para o povo.

De fato, o que prevaleceu foi negar a Lula e a qualquer outro cidadão os princípios da presunção de inocência e da liberdade, consagrando a ideia de um estado punitivo. A proposta é tornar o ex-presidente inelegível para as eleições presidenciais deste ano. Assim, Luiz Inácio Lula da Silva se torna o primeiro preso político do regime de exceção instalado com o golpe de Estado de 2016.

As classes dominantes e Setores de uma elite golpista e conservadora composta por parte do judiciário e da grande mídia não querem Lula na disputa de outubro, uma vez que todas as pesquisas indicam que o maior líder popular da história do Brasil seria novamente eleito presidente, provavelmente já no primeiro turno. Esta é a vontade da maioria do povo brasileiro.

A vitória de Lula significaria a interrupção do retrocesso neoliberal e a frustração dos objetivos golpistas que ofende profundamente os interesses da nação, a democracia e os direitos e conquistas da classe trabalhadora.

Portanto, a decretação da prisão de Lula sem o direito de recorrer em liberdade às instâncias superiores é mais uma etapa do golpe em curso no nosso País – um atentado ao Estado Democrático de Direito e à vontade popular.

Por isso, a FETAG-PI repudia veementemente as decisões do STF e do Juiz Sérgio Moro e manifesta sua total solidariedade ao ex-presidente Lula, ao mesmo tempo, que convoca seus 224 Sindicatos filiados a continuar lutando em defesa da democracia, da soberania e dos direitos sociais, do direito de Lula ser candidato e contra sua prisão.

Direção Executiva da FETAG-PI FONTE: Federações filiadas à CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico