Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OPINIÃO DA CONTAG
Nota Pública da CONTAG sobre adiamento da II CONAE
WhatsApp

11 de Fevereiro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
opinião da contag

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) vem por meio desta,primeiramente expressar seu total desacordo pelo adiamento da II Conferência Nacional de Educação (II CONAE) informado pelo Ministério da Educação.

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) assumiu junto à sua militância e lideranças sindicais, bem como junto aos demais Movimentos e OrganizaçõesSociais do Campo o papel, enquanto representante do Movimento Social do Campo no Fórum Nacional da Educação (FNE), de articular e pautar as demandas da educação do campo em todos os processos de construção da CONAE.

Desde 2012, com a definição de realização da CONAE no FNE trabalhamos intensamente nesta articulação, mobilizando os militantes da educação do campo desde os municípios para participarem das Conferências Municipais e das Conferencias Estaduais, ação esta que envolveu milhares de lutadores pela educação neste país. Além do processo de mobilização, a preparação para a II CONAE gerou um intenso movimento de debates, encontros, seminários e reuniões para elaboração e proposição de propostas que visam ampliar a qualidade da educação e assegurar o acesso às pessoas, especialmente do campo, à educação, direito historicamente negado.

A decisão pelo adiamento da II CONAE representa o desrespeito do MEC a todo este processo, tendo em vista que os motivos que se apresentam como justificativas são, na gestão pública, previsíveis e passíveis de solução e tendo em vista que estamos a mais de 02 anos de preparação, entendemos que os motivos apresentados são pouco justificáveis diante do tamanho da perda política que o adiamento representa. A II CONAE mais que um espaço de debate político representaria, no momento atual, a oportunidade de pressionar politicamente o Congresso Nacional para a aprovação do PlanoNacional de Educação, que se encontra há mais de 03 anos em debate sem aprovação.

Representaria ainda a força da sociedade brasileira organizada em torno da CONAE de defender e afirmar a defesa pela educação de qualidade, pelo acesso e fortalecimento da educação pública que, em muitos aspectos, não estão sendo respeitados no texto do Plano Nacional de Educação do Senado Federal.

Assim, o MEC, ao adiar a CONAE, impede a sociedade brasileira, especialmente os sujeitos excluídos dos processos educativos, a exemplo dos povos do campo, de ampliar a defesa pelos seus direitos. Impede o debate público e aberto das diversas perspectivas que se têm para a educação brasileira e impede que se concretize um processo de mobilização que envolveu todas as instâncias educativas deste país. O fato é que, mesmo tendo uma data marcada, há um risco real de desmobilização e desmotivação em torno da importância e da própria realização da CONAE.

Por fim, afirmamos que o adiamento da II CONAE não será desmobilizador das lutas pela educação pública com qualidade social, respeito à diversidade e às diferenças, mas sim, mais um ingrediente de afirmação da necessidade da organização social, da luta organizada e articulada entre os Movimentos Sociais do campo para fazer da educação um direito público, subjetivo e assegurado para a população do campo.

Brasília, 06 de fevereiro de 2014.

FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico