A CONTAG, através da Secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, torna público o seu sentimento de pesar e solidariedade para com as famílias que tiveram seus parentes mortos ou hospitalizados por conta da tragédia de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul.
Foram 235 jovens mortos, alguns deles oriundos das comunidades rurais, que tiveram suas vidas aniquiladas por um incêndio, dentro da Boate Kiss. Este episódio é resultado da ineficiência de muitas estruturas do estado, ante o seu papel de garantir condições seguras para que a população, especialmente para que a juventude, possa vivenciar diferentes experiências de sociabilidade e o direito ao lazer e entretenimento.
Este episódio comove o conjunto da sociedade brasileira não só por sua dimensão simbólica e afetiva, diante do sentimento de perda que acomete os familiares e amigos das vítimas, como também por seu impacto social, uma vez que significa o fim das trajetórias de vida de jovens estudantes, que certamente contribuiriam com o desenvolvimento do país, por meio de sua jornada acadêmica, profissional e comunitária.
A CONTAG segue em luto e convoca a sociedade para permanecer alerta, no sentido de exigir das instâncias competentes maior compromisso e eficiência, para que nunca mais se repitam situações como esta em nosso país. Maria Elenice Anastácio Secretária Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG FONTE: Secretaria Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG