Os agricultores e agricultoras familiares coordenados pela CONTAG que estarão em Brasília para o ato do dia 4 de abril, nesta quarta-feira, vêm para reforçar a luta por Lula e pela Democracia. Não estão vindo para a manifestação convocada pelos ruralistas contra o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) como vem sendo divulgado.
Pelo contrário, a CONTAG, as Federações e Sindicatos filiados sempre defenderam que a redução da alíquota de contribuição sobre receita proveniente da venda da produção rural, destinada à previdência social, passando de 2,0% para 1,2%, comprometeria o orçamento da seguridade social. Portanto, não estaremos na Esplanada dos Ministérios hoje (04) em solidariedade aos ruralistas, aos produtores rurais que estarão em Brasília questionando a cobrança retroativa do Funrural, principalmente porque os agricultores e agricultoras familiares não possuem débitos com a Previdência. O Supremo Tribunal Federal votou pela constitucionalidade dessa contribuição e reconheceu o débito dos produtores rurais. Para a CONTAG, os ruralistas estão criando um fato para fazer um ato contra o pedido de Habeas Corpus do Lula, pois a sanção de Michel Temer com os vetos ocorreu no dia 09 de janeiro desse ano. Por que só agora vêm a Brasília manifestar, justamente no dia da retomada do julgamento do HC do ex-presidente Lula?
Na verdade, estaremos nas ruas, nesse 04 de abril, junto a outros movimentos sociais e sindicais, defender fortemente e de forma pacífica que o STF julgue favorável o Habeas Corpus para que Lula recorra a todas as instâncias em liberdade e com o direito de ser candidato à Presidência da República nas eleições desse ano. FONTE: Direção da CONTAG