O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) está completando 20 anos e continua rendendo muitos frutos, mesmo com a tentativa do governo ilegítimo de acabar com o programa ao reduzir o orçamento para 2018. Mas, os movimentos sindical e sociais animam os(as) alunos(as) para a resistência e para a concretização do sonho de termos uma Educação do Campo inclusiva, transformadora e com a “cara” do campo.
Neste sábado (16), acontecerá a solenidade de formatura da turma de Direito (PRONERA/UNEB), em Salvador, a partir das 18 horas, no CTN/Itapuã, antiga EBDA. Segundo Welliton Santos, secretário Geral da FETAG-BA, dentre os alunos, tem integrantes que são da base da Federação: Poções, Irajuba e Andaraí. Como homenageado, nada mais justo do que nomear alguém que lutou contra as causas do homem e da mulher do campo, contra a grilagem de terra, no Oeste. “A Turma Eugênio Lyra, assim como foi denominada, integrará a rede de profissionais do Direito, como advogados do campo, para contribuir mais e muito mais contra as desigualdades e as injustiças no meio rural. Parabéns, aos guerreiros e guerreiras que entraram nessa. E sairão mais e melhor para a vida. Literalmente, são advogados da luta, do MSTTR e dos movimentos do CAMPO”, parabeniza Welliton.
A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, também destaca que os cursos do Pronera foram uma importante conquista dos movimentos sindical e sociais. “Estamos muito alegres com a conclusão de mais uma turma. Esses estudantes não foram escolhidos por acaso, têm uma grande missão junto com a gente, pois são filhos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Tenho certeza que eles e elas darão um resultado positivo e farão com que nós continuemos a luta por esta política, que é tão importante para o campo brasileiro. Parabenizo a todos os formandos e formandas!”, ressalta Edjane. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi