Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Nordeste debate sobre Recursos Hídricos, Energias Renováveis e Modelos de Produção Sustentáveis para a Agricultura Familiar
WhatsApp

24 de Fevereiro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

O Nordeste brasileiro tem vários tipos de vegetação, como Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Cerrado, Caatinga, Vegetação Litorânea e Ciliares. Sendo o bioma mais expressivo a Caatinga.

Na preservação desses biomas e do meio ambiente no Nordeste ninguém se dedica mais do que o agricultor (a) familiar. Entre as práticas constantes estão a produção de alimentos sem agrotóxicos; vigilância dedicada a impedir a retirada ilegal de madeira, a caça e outras atividades de invasores em áreas de proteção ambiental; colocação de placas e de sinalização; plantio de espécies nativas, etc.

Além da produção de alimentos sem agrotóxicos e das várias práticas de proteção ambiental, os(as) agricultores(as) familiares trabalham pela preservação da terra e da água, produzindo alimentos de forma agroecológica, entre outras práticas que primam pela preservação das vidas no planeta.

Pensando em potencializar ainda mais as práticas de preservação ambiental, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) deu início nesta quarta-feira (24) e segue até quinta (25) realizando o Seminário Regional Sobre Recursos Hídricos, Energias Renováveis e Modelos de Produção Sustentáveis para a Agricultura Familiar da Região Nordeste, a partir de uma parceira entre a CONTAG e o SENAR.

“Agradeço e me alegro com a presença de dirigentes sindicais, agricultores e agricultoras familiares das Federações nordestinas: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; e dos diretores(as) e funcionários do Sistema CONTAG, e demais convidados(as) presentes. Aproveito para destacar que a pauta deste Seminário tem haver com a humanidade e a sobrevivência do planeta da terra. É preciso que a gente intensifique ações pela preservação ambiental, não aceitando a destruição provocada pela monocultura. Precisamos incluir cada vez mais a pauta ambiental na agenda do MSTTR, pois só assim incidiremos nos governos uma agenda permanente de políticas e programas que levem em consideração a preservação dos biomas, do clima e dos recursos hídricos”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Aberto Broch, ressalta que o Seminário “é fundamental, pois contribuirá para o debate do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Congresso da CONTAG - de 06 a 08 de abril de 2021)”.

Alberto ainda denuncia que “muitas lideranças no mundo, a exemplo do ex-presidente do EUA, Donalt Trump, negam a importância do meio ambiente e das pesquisas científicas. Desta forma, precisamos fazer a contraposição e, apontar e criar práticas de transição para a agroecologia, levando consciência, políticas públicas de desenvolvimento e apoio às práticas agroecológicas que estão ligadas à alimentação saudável”.

O vice-presidente da CONTAG também destaca a Década da Agricultura Familiar (2019-2028) como uma grande ação de valorização dos(as) agricultores e agricultoras familiares, e que traz nos seus sete pilares a questão ambiental.

Em nome da Direção da CONTAG também participam e contribuem com o Seminário de Meio Ambiente, a secretária de Mulheres, Mazé Morais, o secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, a secretária de Políticas Sociais e o coordenador da Confederação na Regional Nordeste, Erivam Silva. Também fortalecem o debate, a presidenta da FETAG-PI e deputada estadual, Elisangela Moura e a presidenta da FETAEMA, Angela Silva, que também compôs a mesa de abertura representando os(as) presidentes das Federações do Nordeste.

Durante os dois dias estão em debate três mesas temáticas:

* Energias Renováveis: Desafios e oportunidades do uso das energias renováveis como estratégia de sustentabilidade ambiental e sua viabilidade na Agricultura familiar, com a pesquisadora sobre energia eólica, Moema Hofstaetter, doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);

* A questão hídrica no Brasil: avanços e desafios no acesso à água para consumo e para produção de alimentos, com a professora e drª Rebecca Lunna Lucena, do Departamento de Geografia (CERES/UFRN);

* Modelos de Produção de alimentos de forma sustentável e o Combate ao Agrotóxico para preservação da vida e dos biomas, com o professor e engenheiro Agrônomo, sócio fundador do Instituto Brasil Orgânico (IBO), Rogério Dias. FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico