Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CERRADO
No Dia Nacional do Cerrado, a CONTAG destaca a importância do bioma para a manutenção do equilíbrio ecológico e hidrológico do Brasil
WhatsApp

10 de Setembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
cerrado
Cerrado
meio ambiente

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado anualmente em 11 de setembro. A data foi criada no ano de 2003 como forma de valorizar o bioma por sua rica biodiversidade, composto por aproximadamente 10.000 espécies diferentes de flora, dentre as quais o babaçu, murici, mangaba, pequi, buriti, bem como por uma infinidade de animais, como papagaios, tatus, lontras, macacos, entre outros. Toda essa riqueza está concentrada em grande parte do território brasileiro, numa área de 2 milhões de km², o que o torna a maior savana do mundo em biodiversidade.

Apesar de termos o que celebrar por suas riquezas naturais e rica biodiversidade, por outro lado, esse bioma tornou-se motivo de preocupação uma vez que vem sendo submetido a um vasto processo de descaracterização ocasionado pelas queimadas e desmatamentos, com o avanço das monoculturas e pecuária, além do processo de urbanização, da atividade de mineração, da caça ilegal que, inclusive, põe em risco a extinção de algumas espécies, a exemplo da onça pintada, preá, jaguatirica, dentre outras. Essa situação gera graves impactos ambientais. Hoje, o Cerrado conserva apenas 20% de área original, sendo que 80% de sua área já foi modificada pela ação humana.

Um problema recorrente no Cerrado é a questão das queimadas. Esse bioma contabiliza mais focos de incêndio no mês de agosto desse ano comparado a outros índices mensais de 2021, são cerca de 27.542 focos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O total registrado é maior que o apurado de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2020, quando foram registrados em torno de 24.205 focos de queimadas, ou seja, em menos de um ano o crescimento de pontos de queimadas foi de 13,7%. A CONTAG entende que essa é uma situação degradante e preocupante, que precisa ser controlada e combatida com ações promovidas de forma conjunta pelos governos federal, estaduais e municipais, que devem passar por medidas de prevenção, mas também por ampliar e reforçar a fiscalização em relação aos crimes ambientais ali cometidos.

O Cerrado sofre, ainda, com as consequências de um modelo de produção efetivado através do agronegócio, que tem como algumas de suas características a concentração de terra, a monocultura de grãos, o uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos, a mecanização da produção, que gera prejuízos ambientais ao bioma, à sua fauna e flora. Contudo, apesar de todos os interesses econômicos que avançam de forma predatória sobre o bioma, é importante destacar que há um processo de resistência dos povos que tradicionalmente ali habitam.

Nesse sentido, a produção agrícola oriunda da agricultura familiar inclui atividades extrativistas, onde os agricultores e agricultoras familiares coletam espécies nativas para se alimentar, comercializar ou processar os produtos ali existentes, agregando valor e geração de renda, trabalhando de forma sustentável. Portanto, cabe reconhecer a importância da agricultura familiar e seu importante papel para a soberania e segurança alimentar e na preservação do Cerrado.

O Dia Nacional do Cerrado vem nos lembrar de sua extrema importância para a manutenção do equilíbrio ecológico e hidrológico do Brasil, bem como de sua relevância social para as comunidades tracionais, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, babaçueiras e vazanteiras, que obtém do Cerrado parte de sua sobrevivência e de suas famílias.

Por tudo isso, e como segundo maior bioma da América do Sul, é necessário o esforço de todos e todas, de governos e sociedade para a conservação da fauna, flora e dos recursos naturais do Cerrado. A CONTAG, suas Federações e Sindicatos filiados somam-se à luta pela realização de ações sustentáveis em defesa, pela preservação e contra a devastação do Cerrado brasileiro e em respeito aos povos e comunidades tradicionais que vivem e dependem desse importante bioma. FONTE: Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico