A maior participação dos jovens no movimento sindical rural e nas atividades de Formação da Contag é uma entre as várias conquistas que a juventude do campo comemora neste Dia Nacional da Juventude, celebrado hoje (12). É o que destaca a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag, Elenice Anastácio. Atualmente, existem no País cerca de seis milhões de jovens entre 15 e 29 anos que vivem no campo.
"Vamos comemorar as nossas conquistas neste dia, mas fincar cada dia mais a nossa bandeira e lutar para que novas conquistas sejam de fato garantidas para que melhorem a vida da juventude, em especial para os jovens no campo", destaca a coordenadora.
Elenice explicou que a maior participação dos jovens no movimento sindical se deve à aprovação da cota mínima de 20% nas chapas que concorrem nas eleições sindicais. No 10º Congresso da Contag, em março do ano que vem, essa participação poderá ser comprovada.
Outra conquista a ser comemorada é a representação dos jovens rurais no Conselho Nacional de Juventude do governo federal, que hoje lançou o Pacto pela Juventude, com o tema "O Brasil quer, a Juventude Precisa". O objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas para o jovem em âmbito federal, estadual e municipal.
O lançamento do Pacto foi feito pelo presidente Lula, no Rio de Janeiro, durante cerimônia que propôs também a reconstrução da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). Uma das principais intenções do Conselho, com a adesão dos governos estaduais e municipais ao Pacto, é a mobilização de toda a sociedade brasileira pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 138, de 2003, que insere o termo "juventude" na Constituição Federal, no capítulo de Direitos e Garantias Fundamentais.
O fortalecimento das políticas de juventude deve ter como referência as 22 prioridades aprovadas na 1ª Conferência Nacional da Juventude, ocorrida entre os dias 27 e 30 de abril em Brasília, que teve a participação de cerca de 400 mil jovens do campo e da cidade.
Eleições - A coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag destaca também a importância de os jovens do campo participarem das eleições municipais, em outubro. "É de extrema importância a juventude rural poder eleger candidatos que tenham compromissos com as lutas do campo", diz. FONTE: Andréa Povoas e Ciléia Pontes