Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DEFENDA O SUS
No Dia Mundial da Saúde, CONTAG reafirma a importância de defender o SUS
WhatsApp

07 de Abril de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
defenda o sus

No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, formada na perspectiva de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde e, permitindo a busca do bem-estar físico, mental e social das populações.

O tema da Saúde que sempre esteve em evidência ficou ainda mais em alta neste período da pandemia da Covid-19. Desde dezembro de 2019 quando o mundo foi surpreendido com a chegada da Covid-19, os números de casos e óbitos só aumentam. No Brasil, hoje, são mais de 30 milhões e os óbitos ultrapassam a lamentável marca de 650 mil.

Se por um lado, os(as) profissionais de saúde, dedicaram grande esforço para salvar vidas, por outro ficou evidente a má gestão do governo federal para conter a proliferação e as consequência causadas pela Covid-19. A omissão federal foi tamanha que o Senado Federal instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Contrariando as medidas da OMS contra à Covid, o próprio presidente da república influenciou na circulação do vírus, inclusive apostando em medicamentos sem comprovação científica, o que influenciou para o aumento do número de pessoas contaminadas e mortas.

Em contraposição as medidas do governo federal, o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) ainda no início da pandemia, lançou a Campanha “Campo Conectado pelo Bem”, com várias ações em defesa da vida, dentre elas, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como forma de reduzir os impactos provocados pela Covid.

Foto: Assessoria de Políticas Sociais - Júnior Ramix

Mas afinal, o que são as práticas integrativas e complementares em saúde, trabalhadas pela CONTAG?

As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, entre elas a ansiedade, a depressão e a hipertensão, e inclusive foram fundamentais como tratamento integrado com a medicina convencional no período de pandemia.

Na defesa das práticas integrativas e complementares em saúde, a CONTAG tem acento na Comissão Intersetorial das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, no Conselho Nacional de Saúde.

Recentemente a Confederação também instalou no seu Centro de Estudo Sindical Rural, o espaço de cuidados: Educar & Cuidar da Saúde para promover a educação popular em Saúde, tendo como referências a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA), a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Foto: Assessoria de Políticas Sociais - Júnior Ramix

No espaço de cuidados: Educar & Cuidar da Saúde são trabalhadas formas de prevenção, promoção à saúde mental e apoio psicossocial de funcionários, dirigentes e parceiros do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (MSTTR).

“Temos um verdadeiro espaço de cuidados e promoção da saúde e de valorização do ser”, compartilha a terapeuta popular, Josefa Ataídes.

No 07 de abril, a CONTAG reafirma a luta em defesa das PICS, do SUS, da vacinação em massa e da vida.

“Graças ao SUS e ao Programa Nacional de Imunização (PIN), o Brasil tem mais de 80% da sua população imunizada com a primeira dose e mais de 74% com as duas doses de vacinas contra à Covid. Para além do SUS, reconhecemos a importância das PICS e da Ciência para as populações, em especial para os povos do campo, da floresta e das águas, como propomos e aprovamos no 13º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR)", frisa a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Foto: Assessoria de Políticas Sociais - Júnior Ramix

Viva o SUS!

Viva o Dia Mundial da Saúde! FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes - Informações da Secretaria de Políticas Sociais



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico