No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, formada na perspectiva de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde e, permitindo a busca do bem-estar físico, mental e social das populações.
O tema da Saúde que sempre esteve em evidência ficou ainda mais em alta neste período da pandemia da Covid-19. Desde dezembro de 2019 quando o mundo foi surpreendido com a chegada da Covid-19, os números de casos e óbitos só aumentam. No Brasil, hoje, são mais de 30 milhões e os óbitos ultrapassam a lamentável marca de 650 mil.
Se por um lado, os(as) profissionais de saúde, dedicaram grande esforço para salvar vidas, por outro ficou evidente a má gestão do governo federal para conter a proliferação e as consequência causadas pela Covid-19. A omissão federal foi tamanha que o Senado Federal instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Contrariando as medidas da OMS contra à Covid, o próprio presidente da república influenciou na circulação do vírus, inclusive apostando em medicamentos sem comprovação científica, o que influenciou para o aumento do número de pessoas contaminadas e mortas.
Em contraposição as medidas do governo federal, o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) ainda no início da pandemia, lançou a Campanha Campo Conectado pelo Bem, com várias ações em defesa da vida, dentre elas, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como forma de reduzir os impactos provocados pela Covid.
Foto: Assessoria de Políticas Sociais - Júnior Ramix
Mas afinal, o que são as práticas integrativas e complementares em saúde, trabalhadas pela CONTAG?
As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, entre elas a ansiedade, a depressão e a hipertensão, e inclusive foram fundamentais como tratamento integrado com a medicina convencional no período de pandemia.
Na defesa das práticas integrativas e complementares em saúde, a CONTAG tem acento na Comissão Intersetorial das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, no Conselho Nacional de Saúde.
Recentemente a Confederação também instalou no seu Centro de Estudo Sindical Rural, o espaço de cuidados: Educar & Cuidar da Saúde para promover a educação popular em Saúde, tendo como referências a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PNSIPCFA), a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Foto: Assessoria de Políticas Sociais - Júnior Ramix
No espaço de cuidados: Educar & Cuidar da Saúde são trabalhadas formas de prevenção, promoção à saúde mental e apoio psicossocial de funcionários, dirigentes e parceiros do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (MSTTR).
Temos um verdadeiro espaço de cuidados e promoção da saúde e de valorização do ser, compartilha a terapeuta popular, Josefa Ataídes.
No 07 de abril, a CONTAG reafirma a luta em defesa das PICS, do SUS, da vacinação em massa e da vida.
Graças ao SUS e ao Programa Nacional de Imunização (PIN), o Brasil tem mais de 80% da sua população imunizada com a primeira dose e mais de 74% com as duas doses de vacinas contra à Covid. Para além do SUS, reconhecemos a importância das PICS e da Ciência para as populações, em especial para os povos do campo, da floresta e das águas, como propomos e aprovamos no 13º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR)", frisa a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
Foto: Assessoria de Políticas Sociais - Júnior Ramix
Viva o SUS!
Viva o Dia Mundial da Saúde! FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes - Informações da Secretaria de Políticas Sociais