Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GRITO DOS EXCLUÍDOS 2020
Neste 07 de setembro participe do Grito dos(as) Excluídos(as)
WhatsApp

04 de Setembro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
grito dos excluídos 2020

“Vida em Primeiro Lugar! Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) convida suas Federações e Sindicatos filiados e toda a sociedade para participar dos Atos Políticos do Grito dos Excluídos 2020, que acontecerão em todo o país, neste dia 07 de setembro.

Em Brasília, o Ato Político/Cultural será realizado às 8h30, do dia 07, com transmissão pela página do Facebook e Portal da CONTAG, e página do Facebook do Grito dos Excluídos - DF

Em sua 26ª edição, o Grito dos Excluídos 2020, tem como lema “Vida em Primeiro Lugar! Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”. A escolha é uma resposta ao cenário de desmonte de direitos e ao aumento da repressão do Estado contra as populações mais pobres.

“Recomendamos às nossas Federações e Sindicatos filiados, e toda sociedade, a apoiarem a realização do Grito dos Excluídos 2020 ‘Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!’. Esta é uma importante ação na luta pela soberania popular e conscientização das pessoas sobre os processos de exclusão, sobretudo, diante do atual momento de crises política e sanitária, que atravessa o Brasil. Vamos juntos(as) gritar pelos direitos dos(as) trabalhadores do campo e da cidade!”, convida o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá.” (Papa Francisco)

Saiba mais sobre o Grito dos Excluídos 2020 AQUI

Leia abaixo a Carta de Apoio da CNBB ao Grito dos Excluídos 2020

“Vida em Primeiro Lugar” o 26º Grito dos Excluídos e Excluídas quer ressoar em nossas mentes e em nossos corações o compromisso de que precisamos estar atentos e atentas para percebermos os sinais que nos impõem os tempos atuais, marcados pela pandemia que escancara a triste situação de como vive a maioria da população brasileira, sem terra (território), sem teto e sem trabalho, sem saúde, sem educação e sem alimento. Portanto sendo arrancada sua dignidade.

Estamos em tempos difíceis, a pandemia acometida pelo coronavirus (COVID-19), já matou milhares de pessoas, são milhares de famílias que sofrem por ter perdido seus entes queridos. Infelizmente, existe uma omissão por parte do governo brasileiro, falta de vontade em resolver as questões da saúde. Um ministério que não se deixa orientar pelos conhecimentos científicos; incapacidade de administrar os recursos destinados ao combate a pandemia. Há uma indiferença em relação aos cuidados da vida, avanço de desmonte de direitos sociais; alimenta-se a cultura do ódio sustentada pelas notícias falsas manifestadas nas redes sociais.

O 26º Grito dos Excluídos e Excluídas com o lema “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”, são gritos: de encarcerados/as, povo em situação de rua, comunidades tradicionais, povos indígenas, comunidades das periferias das grandes, médias e pequenas cidades, gritos de trabalhadores e trabalhadoras em serviços precarizados, gritos das comunidades ciganas, migrantes, povo do circo (circenses). São milhões de trabalhadores e trabalhadoras em serviços informais, são esses e tantos outros. “Um clamor de justiça está no ar”, como diz no canto Afro.

Eis um grande apelo para nós; Igrejas, pastorais, organismos, movimentos populares. Todos e todas comprometidos e comprometidas com a vida humana e de toda a criação; somos motivados e motivadas a ouvir o chamado do Deus da vida: “ Eu vi a miséria do meu povo e ouvi o seu clamor, por isso desci a fim de libertá-los” (Ex 3,7-8). Por isso, conclamamos a homens e mulheres de boa vontade, à comunidade cristã, católicos e católicas, Arqui-Dioceses, Paróquias, Pastorais, comunidades para apoiar e assumir o 26º Grito dos Excluídos e das Excluídas em nível local.

Que o grito dos Excluídos e Excluídas seja o nosso grito e desperte em nós força para lutar em busca do Reino de Deus que começa aqui agora; na luta pelo Bem Viver e da Terra Sem Males. Ecoamos os nossos gritos, com o “ressoar dos atabaques do povo negro; som do maracá de esperança e resistência dos povos indígenas.” Juntemo-nos com todos os povos, tecendo sonhos de justiça e paz na grande teia da solidariedade e gritar: Vida em primeiro lugar. Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação!

Que o Deus da vida, que nos encoraja na luta, caminhe sempre convosco e abençoe-vos!

Amém! Axé! Awere! Aleluia! FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Comunicação do Grito dos Excluídos 2020



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico