A capital da Bahia, Salvador, recebe nessa semana a 14ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do estado. Entre os dias 13 a 17, quem for ao Parque Costa Azul poderá conhecer e adquirir uma grande variedade de produtos de agricultores e agricultoras familiares de diferentes partes da Bahia.
Além dos estandes com produtos, a Feira também oferece ações formativas temáticas, como cursos de Bioeconomia, seminário sobre o Garantia Safra, entre outras, que buscam principalmente estimular o fortalecimento da agricultura familiar local. Também são promovidos encontros, como o de mulheres e o de juventude, que acontecem ao longo dos dias da Feira.
“Além de comercializarem suas produções no espaço, os agricultores e as agricultoras familiares podem participar dessas ações e adquirir mais experiências que contribuam para o desenvolvimento de seus negócios”, explica Vânia Marque Pinto, secretária de Política Agrícola da CONTAG, que está em Salvador participando da Feira.
No dia 13, ela participou da abertura, junto a autoridades como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, diversos gestores do Nordeste, e outras presenças importantes no contexto da agricultura familiar baiana. Nas mensagens da abertura, ficou claro a importância dessa agricultura e de todas as experiências que a Bahia tem desenvolvido com o estímulo do governo estadual, a exemplo de projetos exitosos de fomento de agroindústrias familiares.
Cooperação entre CONTAG e Unicafes
A manhã desta sexta-feira, dia 15, foi marcada por um importante ato que reforça e dá continuidade à parceria da CONTAG com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes): a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre as duas entidades.
O acordo prevê a colaboração em formações e projetos de estímulo ao cooperativismo como forma de organização e comercialização da produção e outros projetos. “Estamos com expectativas boas para 2024, pensando uma série de ações que serão permeadas dentro desse acordo, na perspectiva de fortalecer os estados e municípios e melhorar a inserção produtiva da agricultura familiar. Sempre buscando incluir agricultores e agricultoras que hoje ainda não conseguem acessar políticas”, avalia Vânia.
Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila