Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Moradoras de municípios do norte fluminense poderão tirar seus documentos gratuitamente amanhã (24) no município de Quissamã. No mutirão, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, serão emitidas carteiras de trabalho, documentos de identidade e Cadastros de Pessoa Física (CPFs).
Segundo o representante do ministério no Rio, Jaime Muniz, o mutirão servirá também para prestar esclarecimentos às mulheres, Elas poderão saber, por exemplo, como ter acesso ao crédito do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) e montar seu próprio negócio.
"Anteriormente, na maioria das vezes em que você fazia um assentamento agrário, era só o homem que encabeçava a família. Era só ele que tinha o nome do documento de posse da terra. E o que acontecia? As pessoas se separavam e a mulher ficava à margem. A idéia é fazer com que a mulher tenha acesso à documentação, para ter também direito à posse de terra e também para que possa tocar seu próprio negócio e ter uma renda independente do marido", explicou Muniz.
Ele informou que o mutirão atenderá a todas as mulheres que precisam de documentação e não apenas àquelas que vivem em assentamentos rurais ou que trabalham na agricultura. Mutirões semelhantes foram realizados em Macaé e Campos, onde atenderam a cerca de 500 pessoas.
Os mutirões fazem parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, que desde 2004, quando foi criado, já emitiu mais de 500 mil documentos em diversos estados brasileiros. Só neste ano, o mutirão passou por 260 municípios. FONTE: Agência Brasil ? DF