Certidão de nascimento, carteira de identidade e de trabalho. Documentos fundamentais que garantem não só direitos, mas cidadania. A partir desta terça-feira (13) até a próxima quinta (15), moradores dos Projetos de Assentamento (PÁS) da Reforma Agrária do município de Tacaratu, no sertão do estado, a 453 km do Recife, terão oportunidade de tirar esses e outros documentos de graça.
Este é o segundo mutirão do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora realizado este ano. No mês passado, nos municípios de São José do Belmonte e Serra Talhada, foram emitidos 404 documentos. O projeto é coordenado pelo Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PPIGRE/MDA) e conta com o apoio do INSS, da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), do Instituto de Identificação Civil Tavares Buril, da Caixa Econômica Federal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tacaratu, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos cartórios de Registro Civil da cidade.
Um dos principais objetivos é viabilizar o acesso das mulheres à políticas públicas implementadas pelo governo, como o Bolsa-Família, que exigem documentação básica. Apesar do programa ser destinado às mulheres, homens e crianças também podem participar.
Nesta terça-feira, o atendimento será no Projeto de Assentamento (PA) em Abreu e Lima; no dia 14, o mutirão segue para os projetos Antônio Conselheiro I, II e III; e, no dia 15, para a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tacaratu. O atendimento é feito sempre das 8h às 17h. FONTE: Pernambuco.com/Diário de Pernambuco - 12/05/2008 18h05