Durante os mutirões são emitidos gratuitamente Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho
O primeiro mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural de 2008 no Ceará será realizado a partir de segunda-feira (19), no município de Independência, a 309 quilômetros de Fortaleza (CE). Os trabalhos prosseguem até a quarta-feira (21), sempre das 8h às 17h. Mesmo direcionados às mulheres trabalhadoras rurais, os atendimentos também se estendem aos homens.
Durante os mutirões são emitidos gratuitamente Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho. Com esses documentos é possível ter acesso às políticas públicas do governo, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família. Na ocasião, ainda serão feitas as inscrições dos interessados no cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Representantes da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) participarão dos mutirões para divulgar informações relacionadas à emissão das carteiras de Pescador. Também serão realizadas palestras do Banco do Nordeste sobre o Pronaf Mulher; do INSS, sobre os benefícios previdenciários; e da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue.
Em 2008, os mutirões atenderam mais de 3,7 mil pessoas residentes na zona rural do Ceará, elevando para mais de 11 mil os atendimentos realizados no estado desde 2004. Neste período, foram atendidos 7.096 mulheres e 4.058 homens. O segundo mutirão de 2008 está previsto para os dias 28, 29 e 30 de maio, no município de Santa Quitéria.
Programação dos mutirões 19/05 - Distritos de Ematuba e de Iapi (ambos nas respectivas escolas municipais); 20/05 - PA São Joaquim (casa-sede) e no distrito de Tranqueiras (escola local); 21/05 - Sede do município, no clube da cidade.
FONTE: O Povo/CE - 18/05/2008 10h35