Humberto Marques
O Grupo de Trabalho Intermunicipal do Cone Sul, formado por produtores e entidades representantes dos setores que tiveram atividades prejudicadas pelos focos de febre aftosa em outubro de 2005, promoverá na próxima sexta-feira (21 de dezembro), em Mundo Novo, uma audiência para tratar de pendências relativas ao combate da doença e fomento à economia da região. A reunião ocorrerá às 12h, no Anfiteatro Municipal Dorcelina Folador.
O Getim ressalta que os focos da doença em Eldorado - e mais tarde também identificados em Japorã e Mundo Novo - surgiram há 26 meses, levando a interdição por parte da Iagro e do Ministério da Agricultura de cinco municípios (Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo), causando sérios prejuízos a economia ad região. O empresariado afirma que ainda passa por problemas, relativos ao pagamento de dívidas, que impede a retomada das atividades econômicas.
Na reunião, pretendem-se discutir duas pautas, a serem negociadas com os governos federal e estadual. Junto a União, espera-se conseguir o rebate de 95% das dívidas de financiamento do Pronaf e Procera de pequenos agricultores; regularização de lotes de 35% das propriedades, que estariam irregulares com o Incra; e liberação urgente de emendas individuais e da bancada federal para os municípios.
Com o governo do Estado, os produtores querem solicitar melhoria na infra-estrutura dos escritórios locais da Iagro e aumento do corpo técnico na região; criação de um plano de desenvolvimento de atividades produtivas, como alternativa para geração de renda; distribuição de sementes e óleo diesel para famílias que tiveram gado abatido e que estão em programas sociais; bem como ações concretas para resolver o problema da criação de animais sem registro, controle e assistência diferenciada nas aldeias de Eldorado e Japorã. FONTE: Campo Grande News ? MS