O fato do município de Passagem está entre os 85 municípios que, a exemplo do girassol, foram zoneados para o plantio, só vem ao encontro de todas as iniciativas que o prefeito Ronaldo Barreto Meireles vem fazendo em prol de seus munícipes, com o objetivo de garantir a sustentabilidade no próprio município.
Girassol
A área plantada com girassol atingirá 13 mil hectares que serão plantados em 32 municípios zoneados para a cultura. Já o programa do algodão abrangerá os 85 municípios que, a exemplo do girassol, foram zoneados para o plantio.
No Parni, o governo do Estado vai investir no plantio de algodão herbáceo e de girassol para uso na pecuária e na produção de biodiesel como forma de fomentar a implantação de culturas oleaginosas pela agricultura familiar e com intuito de estabelecer um ciclo produtivo visando a produção de biodiesel e garantir a sustentabilidade financeira dos agricultores familiares através de um prêmio tecnológico que assegurará o preço mínimo na hora da venda do produto.
Expectativa
A expectativa é que se atinja uma produção de 12 mil quilos de algodão e 13 mil quilos de girassol, possibilitando mão de obra para cerca de mais de cinco mil agricultores familiares na cultura do girassol e mais de sete mil produtores na do algodão.
Uma outra boa notícia para os agricultores de Passagem e demais municípios escolhidos como áreas zoneadas é que eles poderão contar com financiamento através do Pronaf para a realização do custeio de suas culturas, que é operacionalizado pelos bancos do Brasil e do Nordeste, bastando que os produtores procurem os escritórios da Emater. FONTE: Diário de Natal ? RN