Dando sequencia ao itinerário formativo, a Escola Nacional de Formação da Contag – Enfoc está realizando de 8 a 14 dois Cursos Regionais de Educadores (as) em Ação Sindical e Desenvolvimento. O da região Nordeste acontece em Teresina, no Piauí, com representantes das federações e sindicatos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O curso do Norte, no Pará, envolve federações e sindicatos dos sete Estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondonia, Roraima e Tocantins.
“As educandas e educandos estão reunidos para partilhar conhecimentos e refletirem sobre suas práticas sindicais. Eles serão multiplicadores criativos, protagonistas nas próximas formações”, analisa Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da Contag. Ele prestigiou a solenidade de abertura do curso na região Norte e participa do encontro na região Nordeste.
Juraci explica ainda que existe uma intencionalidade da Enfoc quando realiza esses cursos. “A estratégia final é chegar às comunidades, através dos GES”, referindo-se aos Grupos de Estudos Sindicais. Por meio deles as Enfoc vai até as comunidades e municípios, depois de ter passado com seus cursos pela formação a nível nacional, regional e estadual.
Os cursos têm como eixo temático a Ação Sindical e o Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário. Como Unidade Temática, o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e, como eixos pedagógicos a Memória, Identidade e Pedagogia para uma nova sociabilidade. Segundo as diretrizes da Enfoc, o objetivo central dos módulos será a formação de dirigentes do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação.
No último dia dos cursos acontecem as formaturas, quando as educandas e educandos recebem a certificação que os habilita a serem educadores (as) populares da Enfoc. Para 2012 estão previstos os cursos estaduais.
FONTE: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima