Representantes de movimentos sociais e da sociedade civil participam durante todo o dia de hoje na Contag de reunião para discutir as propostas a serem apresentadas pelas mulheres na "Conferência Especial para a Soberania Alimentar, por Direitos e pela Vida". A conferência, organizada pela sociedade civil e organizações não-governamentais, será realizada amanhã e é preparatória para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), para América Latina e o Caribe, que ocorre de 14 a 18 deste mês, em Brasília.
A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmen Foro, participa do encontro representando a Confederação. Nesta manhã, as mulheres assistiram à uma exposição e debateram o tema "Soberania Alimentar: uma experiência de ação e construção das mulheres da América Latina".
A ameaça à soberania alimentar dos países pela produção de alimentos voltada para a exportação, além de dificuldades enfrentadas pelas latino-americanas, como violência no campo, violência doméstica e condições de trabalho degradantes foram algumas das questões levantadas na exposição feita pela coordenadora do debate, Francisca Rodriguez Pancha. Ela faz parte do movimento de campesinos e campesinas do Comitê Internacional para Soberania Alimentar (CIP).
Nesta tarde, as mulheres participam de outra exposição e debatem sobre "FAO, Políticas e Programas para Mulheres". Em seguida, elas se reúnem em grupos para discutir sobre a produção de alimentos por mulheres, panorama das mulheres no acesso a terra, e as metas do milênio para as políticas da FAO para esse público.
A reunião está programada para ser encerrada às 18h30, quando as mulheres vão elaborar a declaração final, a ser apresentada na Conferência de amanhã. FONTE: Ciléia Pontes