O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) financiará a organização dos grupos de mulheres. Até o final de setembro, selecionará projetos de trabalhadoras rurais. Essa é uma das ações do Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais, lançado em março deste ano.
A idéia é reforçar a produção das trabalhadoras rurais e garantir apoio à organização de mulheres. O governo federal vai garantir cerca de R$ 6 milhões para investimento em qualificação, comercialização e divulgação dos produtos. Os recursos serão alocados em parceria entre o MDA, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as Secretarias Especiais de Aqüicultura e Pesca e de Políticas para as Mulheres. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também apóia a iniciativa.
A coordenadora do Programa, Patrícia Mourão, explica como os recursos beneficiarão os grupos que apresentarem projetos. "Os grupos localizados nos municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania têm prioridade, mas isso não é exclusivo". Os recursos devem ser usados na qualificação e gestão dos empreendimentos, comercialização dos produtos por meio de Feiras e melhoria da qualidade do marketing para a comercialização.
O MDA está em fase de identificação dos grupos de mulheres. Os projetos são indicados pelas organizações sociais que compõem o Comitê Gestor Nacional. Segundo Patrícia mourão, cerca de 800 grupos já foram identificados e a maior parte da produção das mulheres é de artesanato. "Além dos produtos artesanais, em geral, os grupos estão diversificando suas atividades", acrescenta.
Feiras - De 30 de outubro a 1º de novembro, o MDA promove a 1ª Feira da Economia Feminista e Solidária do Rio Grande do Norte. Cerca de 160 mulheres, que integram 80 grupos, vão expor produtos e participar de feiras de capacitação. O Ministério já organizou a mesma feira em Pernambuco no mês de junho deste ano. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias