Fortalecer a luta das mulheres trabalhadoras rurais na construção da política de igualdade de gênero, geração, raça e etnia no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e aprofundar o debate sobre as temáticas da Terceira Marcha das Margaridas. Com essas propostas encontram-se reunidas, no Centro Social da Fetape, em Carpina hoje (14) e amanhã (15), agricultoras para o Encontro Regional da Mata em Preparação à Terceira Marcha das Margaridas.
As mulheres rurais estarão avaliando também, nesses dias, quais as ações serão desenvolvidas no processo da marcha e definindo estratégias para o cumprimento da meta nacional de participação de 14 mulheres, por município. Entre as atividades do encontro, uma mesa de discussão sobre os elementos políticos e sócio-econômicos da conjuntura atual nos níveis estadual e nacional e o rebatimento destes no dia-a-dia da trabalhadora rural e no movimento sindical.
Ainda na programação, grupos temáticos irão discutir questões ligadas à Cidadania, Democracia e Autonomia das mulheres nos sindicatos, nas associações e nos partidos políticos, além de Reforma Agrária, Meio Ambiente e Segurança Alimentar, Organização da Produção, Trabalho Assalariado, Valorização do Salário Mínimo, Políticas de Combate à Violência Sexista e Doméstica e as Políticas Sociais de saúde e educação.
O Encontro Regional da Mata em Preparação à Terceira Marcha das Margaridas, é uma ação coordenada pela diretoria de coordenação de mulheres da Fetape. Nos dias 5 e 6 destê ocorreu o regional do Sertão, em Serra Talhada. O regional do Agreste acontecerá dias 19 e 20 deste mês, em Carpina. A 3º Marcha das Margaridas acontece em 21 e 22 de agosto, em Brasília, reunindo trabalhadoras rurais de todo o país.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fetape