Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES PRODUTORAS DISCUTEM ES
Mulheres produtoras discutem estratégias de comercialização da agricultura familiar
WhatsApp

09 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
mulheres produtoras discutem es

Brasília - Mulheres produtoras rurais se reuniram em Brasília na semana passada para discutir estratégias de comercialização de produtos da agricultura familiar, no Seminário de Estratégias de Venda de Produtos da Agricultura Familiar.

O evento reuniu mais de 50 mulheres produtoras rurais de diferentes comunidades, representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e de empreendimentos econômicos solidários de mulheres.

A coordenadora do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Andrea Butto, disse que no encontro foi feito um balanço das políticas de comercialização dirigidas à agricultura familiar e como estas políticas estão sendo estruturadas e operacionalizadas.

De acordo com Butto, as mulheres participam da agricultura familiar, mas o seu trabalho é pouco reconhecido. Geralmente, segundo a coordenadora, as mulheres entendem o seu trabalho como uma ajuda em função da falta de reconhecimento da contribuição econômica que elas têm no meio rural.

"O governo está buscando uma aproximação das políticas públicas, especificamente de comercialização, para fortalecer a presença das mulheres em organizações mistas, para que elas tenham informações suficientes sobre esses programas. Queremos encontrar uma estratégia de atuação junto às organizações para que as mulheres acessem esses programas e garantam renda própria", explicou Butto.

De acordo com o diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Dione Monetti, o governo tem feito um grande esforço para construir uma estratégia que fortaleça os instrumentos de comercialização dos empreendimentos de mulheres da agricultura familiar.

"Estamos buscando melhorar a forma de apresentação dos produtos produzidos pelas mulheres e as estratégias de distribuição para que possam sair das suas cidades e serem vendidos nos grandes centros urbanos. Não de forma individualizada, mas articulados também com outros empreendimentos de economia solidária. Chamamos esse processo de construção de estratégias de comercialização em rede", disse Dione Monetti.

A Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, segundo Dione Monetti, realizou um mapeamento nacional da economia solidária e identificou em todo o país 22 mil empreendimentos econômicos solidários.

Os empreendimentos coletivos, de acordo com o levantamento, reúnem hoje cerca de de 1,75 mil trabalhadoras em todo o país, com a característica de serem coletivos e produzirem uma diversidade de produtos, que vão desde industrial a artesanal.

O diretor do Senaes/MTE disse que a comercialização foi apontada pelo mapeamento da economia solidária no Brasil como a principal questão a ser respondida para os empreendimentos econômicos solidários, que identificaram dificuldade no escoamento da sua produção, no processo de fornecimento dos seus produtos até o mercado, além de dificuldade do ponto de vista logístico de como levar os seus produtos até a cidade, os grandes centros comerciais onde podem ser consumidos. FONTE: Agência Brasil ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico