Começa hoje (15) em Manaus (AM) a Jornada Temática de Políticas Públicas para Mulheres – Região Norte. O encontro vai até quinta-feira (18) e tem como objetivo a definição de pautas estratégicas da Marcha das Margaridas a partir das realidades locais, territoriais e regionais. O evento contará com a participação de representantes das diversas organizações parceiras da Marcha das Margaridas 2015, como a FASE, MINEPA/REMERA, CSN e ANA.
Nos quatro dias de evento serão realizados vários debates sobre os temas dos eixos temáticos da pauta das Margaridas. Os grupos de mulheres vão debater e sistematizar propostas e apresentá-las as demais participantes, para a construção de uma proposta sólida e plural, com demandas que reflitam a realidade da região Norte do País.
Banco Mundial quer ouvir movimentos sociais para construção de estratégia de gênero
Hoje também foi realizada reunião de consulta sobre a nova Estratégia de Gênero do Grupo Banco Mundial. O objetivo da consulta é reunir comentários e perspectivas sobre uma série de áreas que possam contribuir para o desenvolvimento da próxima estratégia de gênero do Grupo Banco Mundial. As observações e recomendações recolhidas contribuir para a elaboração da estratégia de gênero, que será discutida pelo Conselho Executivo de Administração do Banco Mundial, no final de 2015.
A secretária geral da CONTAG, Dorenice Flor da Cruz, representou as mulheres trabalhadoras rurais. Os principais temas que a CONTAG levou para a reunião são temas relacionas à soberania alimentar, combate à todos os tipos de violência contra mulheres e também sobre saúde e educação do Campo, das Florestas e das Águas.
“Este encontro é importante porque uma grande instituição como o Banco Mundial está se propondo a conhecer o trabalho e as demandas das trabalhadoras rurais brasileiras para construir projetos que vão ao encontro dos reais interesses de nossas mulheres. Se esse objetivo for alcançado, toda a sociedade ganha”, afirma Dorenice Flor da Cruz,
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto