“A nossa luta é por respeito. Mulher não é só bunda e peito. A nossa luta é todo dia contra o racismo e homofobia”, com bom humor e alegria, foi assim que o grupo de mulheres “Louca de Pedras Lilás” levantou o bordão de apelo social e de respeito às mulheres em meio ao público para dar início ao lançamento da mostra cultural dentro da Mostra Nacional da Produção das Margaridas.
“Margaridas do campo e da floresta, da caatinga e do cerrado, sejam bem-vindas. A ideia da mostra é dar visibilidade ao trabalho feito pelas companheiras e discutir também os desafios que elas enfrentam na sua produção, como as dificuldades na comercialização e a ausência de assistência técnica”, disse a vice-presidente da Contag, Alessandra Lunas.
A secretária de Mulheres da Contag, Carmen Foro, também saudou as mulheres e adiantou que todas já são vitoriosas em estar nesta manhã de mobilização. “Olhem quantos pasteis tivemos de vender, quantas rifas tivemos de convencer a comprar, quantos bordados foram feitos para que conseguíssemos estar aqui. Atravessamos rios, estradas e agora estamos aqui escrevendo a história do Brasil com a força e a garra da mulher”, afirmou a sindicalista.
“Queremos construir um país com soberania, igualdade e solidariedade. Essa mostra é um pouco do que ocorrerá em agosto do ano que vem, quando realizaremos a feira de economia solidária das trabalhadoras rurais”, completou.
De acordo com a diretoria da Contag, participam da mostra cerca de 129 grupos de trabalhadoras rurais de todas as regiões do país, organizados pela Contag por meio das comissões das Mulheres e das parcerias da Marcha.
Nos estandes é possível conferir peças de artesanato e alimentos, entre outros produtos. FONTE: Agência Contag de Notícias - Danielle Santos