A Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag terá representação na Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades do Ministério do Trabalho. A reivindicação da Marcha das Margaridas 2007 foi confirmada no último dia 13 pelo órgão durante reunião de negociação da Jornada das Margaridas 2008.
Fazem parte da Comissão representantes do governo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de empregadores. A Comissão de Mulheres da Contag passa a ser o único movimento feminista a participar de um espaço de discussão do porte da Comissão Tripartite do MTE. A próxima reunião do grupo deve ocorrer no final deste mês.
A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, afirma que a conquista é importante pelo nível das discussões que são feitas na Comissão Tripartite. "De lá vão ser orientadas todas as questões a serem implementadas e a efetivação das Convenções 100 e 111, no que diz respeito à igualdade no mundo do trabalho para as mulheres", informa.
Meio Ambiente - A presença das mulheres em outro espaço importante de discussão - o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) - foi um dos assuntos tratados na reunião do grupo de negociação da Jornada das Margaridas 2008 com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), na última sexta-feira (15).
O grupo foi recebido pelo titular da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Egon Krakhecke, e outros diretores. Dos 33 itens da pauta da Jornada, pelo menos 17 tratam de temas ligados ao órgão. Sobre participação das mulheres no Conama, foi sugerido que o assunto seja pautado e negociado nas reuniões do Conselho. FONTE: Ciléia Pontes