Trabalhadoras rurais de todo o País entregaram à bancada feminina do Congresso Nacional um documento contendo as propostas da Jornada das Margaridas 2008, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (12), em Brasília. A pauta também foi entregue ao presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, que recebeu o grupo de mulheres no seu gabinete.
A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, explica o motivo da visita ao Congresso. "Nós queremos demarcar o nosso posicionamento e apresentar a pauta de reivindicações para que o governo não esqueça que temos uma pauta política que precisa ter um processo de acompanhamento e prosseguimento".
As deputadas federais Luiza Erundina (PSB/SP), Ana Arraes (PSB/PE), Janete Capiberibe (PSB/AP) e Janete Pietá (PT/SP), que participaram da audiência, destacaram a importância das trabalhadoras se mobilizarem pelos direitos das mulheres. A coordenadora da bancada, deputada Sandra Rosada (PSB/RN), reiterou apoio à luta da classe. "A bancada sempre esteve ao lado de vocês. O que for preciso para fortalecer e contribuir com este movimento, podem contar conosco", disse.
Propostas - Entre as reivindicações estão a aprovação da PEC 438/2001, que trata da expropriação de terras onde houver trabalho escravo; o PL 231/2007, que dispõe sobre o livre acesso aos babaçus pelas quebradeiras de coco e a PEC 235/2007, que torna obrigatória a inclusão de conteúdos sobre os Direitos da Mulher no ensino médio. Também está em tramitação um projeto que trata do seguro-desemprego aos safristas de café, laranja e soja, de autoria de Ana Arraes (PSB/PE). Um outro projeto da deputada é o que prevê áreas de assentamento rural na zona da mata no estado de Pernambuco.
No dia 12 de agosto, data em que foi lembrado os 25 anos de assassinato da sindicalista Margarida Alves, foi recordado também o espírito de luta das trabalhadoras rurais. "Estamos nos inspirando na coragem de Margarida para dar continuidade ao processo de luta das trabalhadoras rurais. Ela era uma mulher de muita coragem", ressalta Carmen Foro.
Veja o documento na íntegra: http://www.contag.org.br/imagens/f956Pauta110808.doc FONTE: Andréa Póvoas