A comemoração do Dia Internacional da Mulher no Paraná deve reunir cerca de 8 mil trabalhadoras rurais em todo estado. Os eventos ocorrem em vários municípios e apresentam palestras sobre saúde, educação, participação feminina no movimento sindical e prevenção de acidentes.
Hoje (7), a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaep, Mercedes Panassol Demore, participa das comemorações pelo 8 de Março no município de Pato Branco. As atividades devem contar com a presença de cerca de 500 mulheres.
Amanhã, as comemorações seguem nos municípios de Missal, São José das Palmeiras, Altônia, Nova Esperança, Carlópolis, e Tijucas do Sul. "Em todas as comunidades e municípios, a participação das mulheres rurais é grande e isso é muito importante para todas nós", diz a dirigente da Fetaepe.
Sergipe - As trabalhadoras rurais de Sergipe participam hoje a tarde de uma caminhada em Aracaju, organizada pelos movimentos sociais do Estado, com a participação da Comissão Estadual de Trabalhadoras Rurais da Fetase. Vários STTRs também organizam eventos para comemorar o 8 de março desde o último dia 4.
De acordo com a titular da Comissão na Fetase, Luziete Araújo, várias mulheres do campo de sindicatos do Estado participam da tenda "Mulheres Criativas", montada na Praça Fausto Cardoso. No espaço, há exposição de trabalhos feitos, informações sobre história do movimento feminino no Estado e palestras sobre temas ligados à mulher. "Estimamos que pelo menos três mil mulheres do campo de vários pólos estão mobilizadas para comemorar o dia 8 de março", informa a coordenadora.