O Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag está reunido para discutir a agenda de atuação para o segundo semestre deste ano. Estão em Brasília cerca de 30 dirigentes, que representam as comissões de mulheres nos estados, além de representantes de entidades como Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu, Marcha Mundial de Mulheres e Secretaria de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A reunião começou na manhã de hoje (14) e ocorre até a próxima quarta-feira (16). Hoje e amanhã elas participam do seminário "Atualização da pauta da Marcha das Margaridas". O principal assunto tratado será a organização da Jornada das Margaridas, evento que reunirá representantes de todos os estados na capital federal com o objetivo de negociar pontos da pauta da Marcha ainda não concretizados. A mobilização ocorre entre os dias 11 e 15 de agosto e também será marcada pela lembrança dos 25 anos do assassinato de Margarida Alves.
A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres da Contag e vice-presidente nacional da CUT, Carmen Foro, explica que as mulheres também articularão a organização da Jornada das Margaridas nos estados. "Queremos atualizar, reafirmar prioridades e construir um calendário de negociação da pauta da Marcha com o governo federal", acrescenta.
O coletivo também servirá para que as mulheres atualizem pontos da Marcha nas áreas agrária e meio ambiente, agrícola (Plano Safra) educação não-sexista no campo, combate à violência contra as mulheres, emprego e melhores condições de vida e trabalho das assalariadas, defesa da saúde pública e do SUS e, ainda, soberania alimentar.
Amanhã (15), as mulheres vão discutir a participação no 10º Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - marcado para março de 2009 -, seminários regionais, 4ª Plenária das Trabalhadoras Rurais, Fórum Social Mundial e outros informes. FONTE: Ciléia Pontes