Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Mulheres debatem impactos da reforma da Previdência em suas vidas
WhatsApp

06 de Dezembro de 2016


Sarah Luiza
TEMAS RELACIONADOS:
em defesa da previdência social

O movimento de mulheres do Brasil, coordenado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), pela Marcha Mundial de Mulheres (MMM), pela Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela CONTAG realizaram nesta terça-feira (06), em Brasília, o Seminário “A Reforma da Previdência e as Mulheres Trabalhadoras! Mulheres organizadas e em luta!”, com o objetivo de discutir os impactos que essa reforma da previdência pode trazer para a vida das mulheres.

O seminário também contou com a presença de mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindisep-DF), do Movimento Camponês Popular (MCP), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), do GT Mulheres da ANA e do Movimento dos Trabalhadores do Campo (MTC).

Pela manhã, a programação contou com uma exposição e debate com Lilian Marques, do Dieese, e de Gisela Collares, da Auditoria Cidadã da Dívida. À tarde, houve uma reunião entre as organizações e movimentos de mulheres.

Segundo Eridiane Seibert, do MMC, as mulheres se reuniram para discutir a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo e que vai afetar drasticamente os trabalhadores e as trabalhadoras em especial, e com um corte muito mais profundo ainda para os trabalhadores(as) rurais e para as mulheres. “Nesta proposta de reforma pretende-se igualar as idades entre homens e mulheres, trabalhadores(as) urbanos e rurais, o que coloca em xeque a conquista desse direito, nessa diferenciação, porque não somos iguais, porque existem diferenças que são marcantes na forma de trabalho exercido por homens e mulheres e por trabalhadores rurais e trabalhadores urbanos. As mulheres rurais vão perder 10 anos do direito conquistado”. Eridiane completou que outra questão que preocupa bastante é a desvinculação dos benefícios previdenciários do salário mínimo. “Isso afetará fortemente a vida das mulheres e dos trabalhadores de uma forma geral. Então, essa proposta de reforma da Previdência traz um teor de muita maldade que vai retirar muitos direitos conquistados pela classe trabalhadora e pelas mulheres. E é por isso que estamos aqui discutindo esses impactos e como será a nossa atuação frente a essa olhada de retirada de direitos, essa grande ameaça e como atuaremos enquanto unidade e coletivo de mulheres”, avaliou.

Já Sônia Coelho, da Marcha Mundial de Mulheres, afirmou que essa reforma da Previdência proposta pelo governo será o aprofundamento da desigualdade que já existe na sociedade entre homens e mulheres. “Isso porque a Previdência funcionava como um mecanismo de distribuição de renda e de, minimamente, reparar as desigualdades no campo do trabalho quando, por exemplo, a mulher se aposenta cinco anos antes dos homens. Isso tem a ver com as mulheres receberem menos no mercado de trabalho, tem a ver com a dupla jornada, as mulheres são sobrecarregadas, trabalham muito mais no trabalho doméstico, no cuidado da vida, nos trabalhos da roça que não são reconhecidos. Agora, estão igualando o que é absolutamente desigual e num patamar de retirar mesmo os direitos da classe trabalhadora como um todo de mulheres e de homens, e que vai deixar a nossa população em condições mínimas de sobrevivência e vai colocar o Brasil como um dos países de maior desigualdade e concentração de renda do mundo. Não tem precedentes o que está acontecendo no Brasil, é escravismo mesmo!”, definiu Soninha.

Nilde Souza, da Articulação das Mulheres Brasileiras (AMB) também diz NÃO à reforma da Previdência. “A proposta desse governo golpista é um grande retrocesso para nós mulheres. Primeiro, porque é uma conquista tão recente que nós temos de ter acesso às políticas públicas, ter uma Seguridade Social no tripé Previdência, Assistência e Saúde, e esse governo coloca abaixo essas conquistas que são constitucionais. Já de cara, é uma afronta e uma violação aos nossos direitos que tanto lutamos para conquistar. Nós mulheres vamos ter que trabalhar mais, nós que já temos dupla e até tripla jornada. Com essa reforma, vamos trabalhar muito mais e as rurais ainda mais. Tem mulher que nem vai chegar a acessar a aposentadoria porque não vão chegar à idade mínima para se aposentar.” Para a dirigente da AMB, os municípios também serão impactos caso essa proposta seja aprovada. “Imagina a situação dos municípios onde o dinheiro das aposentadorias ajuda a desenvolver a economia local. É por isso que dizemos NÃO a essa reforma e estamos conclamando as mulheres, a sociedade como um todo a ir para as ruas e dizer não, ir para cima dos deputados e senadores que querem mais uma vez impor a vontade deles, sem ouvir a maioria que somos nós, a população. Se é preciso fazer alguma reforma, que seja para aperfeiçoar. Quer sair da crise? Parem de pagar juros altíssimos da dívida, taxem as grandes fortunas, cortem alguns privilégios dos poderes e ajudar a entrar mais verbas para a saúde, para a educação, para a reforma agrária, para as mulheres rurais, é disso que estamos precisando”, concluiu. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Assessoria da Secretaria de Mulheres.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico