Os dirigentes e assessores da Contag e das Regionais do MSTTR (movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais) se reúnem nesta terça-feira (1º) para discutir os objetivos e a programação dos seminários regionais e das oficinas temáticas que fazem parte do Projeto Nacional de Articulação e Fortalecimento da Estratégia da Territorialidade para o Desenvolvimento Rural Sustentável. O projeto tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O objetivo dos seminários é fortalecer a política de regionalização das ações sindicais e integrar as várias frentes de luta do Sistema Contag no contexto do desenvolvimento rural sustentável. "Queremos conciliar a consolidação do PADRSS e a implementação de políticas públicas, bem como combater a pulverização de nossa agenda de luta", explica Manoel dos Santos, presidente da Contag.
Os eventos estão programados para julho e agosto nas cinco regiões e devem reunir cerca de 1,5 mil lideranças sindicais. "O nosso desafio é mobilizar 300 pessoas por região para aprofundar temas que podem potencializar a ação sindical no processo de desenvolvimento rural sustentável e solidário", afirma Manoel.
Organização - A formação de dirigentes e assessores do MSTTR para intervir na agenda de desenvolvimento e territorialidade é a meta principal dos seminários regionais. Os encontros visam também discutir a importância de se fortalecer a organização dos(as) trabalhadores(as) nos espaços de negociação e gestão das políticas de desenvolvimento territorial. "Essa discussão é importante para atualizar o PADRSS no âmbito das novas diretrizes de desenvolvimento no campo", acrescenta Alberto Broch, vice-presidente da Contag.
Os diretores de Finanças e Administração, Juraci Moreira, e de Política Agrária e Meio Ambiente, Paulo Caralo, chamaram a atenção para a importância de se ajustar o calendário dos eventos à agenda das Fetags e da própria Contag, a exemplo da Plenária Nacional da Reforma Agrária, programada para 17 a 20 de agosto. A coordenadora nacional da Comissão de Mulheres, Carmen Foro, ressaltou a importância do evento em destacar temas da agenda de mulheres e jovens do campo.
A secretária de Políticas Sociais, Alessandra Lunas, propôs a inclusão de assuntos como saúde e proteção infanto-juvenil na pauta da discussão dos eventos. Já a diretora de Formação e Organização Sindical, Raimunda de Macena, defendeu também que os seminários façam uma reflexão sobre o papel dos sindicatos no plano local e as estratégias de organização e fortalecimento do MSTTR.
Os seminários regionais serão ainda uma oportunidade para os dirigentes e assessores do MSTTR discutir e preparar o 10º Congresso da Contag, marcado para março de 2009, em Brasília. FONTE: Ronaldo de Moura - Assessoria de Comunicação da Contag