O ano de 2008 foi um marco para o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR). A realização de um dos maiores Gritos da Terra Brasil, a participação dos trabalhadores nas eleições municipais e a preparação para o 10º Congresso Nacional da Contag foram umas das principais atividades do ano. Esses e outros temas foram pauta das reuniões dos Conselhos Deliberativos da Contag.
Na avaliação do secretário geral da Contag, David Wylkerson, as lideranças sindicais marcaram presença em todas as reuniões do Conselho, principalmente na última, quando foram debatidos o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e o Sistema Contag de Organização de Produção (Siscop).
"Houve uma boa participação dos delegados e delegadas sindicais. As federações participaram do Conselho por intermédio de seus representantes. Por isso, faço uma avaliação bastante positiva, já que tivemos um debate muito qualitativo e quantitativo que nos ajudará a encaminhar e deliberar as decisões tomadas aqui no Conselho a partir deste ano", avalia David Wylkerson.
Outro destaque foi a realização das Plenárias Estaduais e Regionais em todo o País. Os dirigentes discutiram, principalmente, o documento-base. "Os delegados estão se debruçando no documento-base para ser aprovado em 2009, fazendo as alterações que já são esperadas", explica o diretor da Contag.
As plenárias tiveram início no dia 2 de novembro e vão até 16 de janeiro. O resultado das discussões será incluído no documento do 10º Congresso Nacional da Contag, previsto para março, na capital federal.
Eleições municipais - A organização política do movimento sindical nas eleições municipais de 2008 foi fundamental para que trabalhadores e trabalhadoras rurais fossem eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o País. "O processo das eleições municipais foi um dos nossos principais desafios em 2008. A interlocução que a Contag fez com as Federações e Sindicatos foi bastante importante, já que aumentamos o número de dirigentes que foram eleitos pelo movimento sindical para ocupar diversos cargos políticos", reitera Wylkerson.
Para este ano, estão previstas a organização e a mobilização do MSTTR para o Grito da Terra Brasil 2009, que será realizado no mês de maio. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias