A Contag marcará presença no Fórum Social Mundial, que ocorre entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro em Belém do Pará. A delegação terá cerca de quinze dirigentes, além de representantes de diversas federações.
O espaço serve para que entidades não-governamentais, movimentos sociais e a sociedade reflitam e formulem propostas para construção de um mundo mais democrático e justo. "O fórum é um grande espaço de debates e questiona o desenvolvimento em que o mundo está inserido, principalmente, fazendo um contraponto a Doha, que é o grande fórum econômico", afirma o vice-presidente da Contag e secretário de relações internacionais, Alberto Broch.
Segundo o dirigente, a entidade apresentou diversas propostas em edições anteriores do Fórum, como o modelo de desenvolvimento sustentável. Este ano, os jovens rurais terão importante participação no evento por meio da Comissão Nacional de Jovens da Contag e da Federação dos Trabalhadores Rurais do Pará.
Broch acredita que este tipo de articulação contribui para um mundo mais solidário. "É possível encontrar soluções para um mundo mais humano, onde possamos diminuir as desigualdades entre os países, a subordinação entre ricos e pobres e, principalmente, resolver alguns dos grandes problemas sociais, como a fome, a miséria e o subdesenvolvimento", conclui.
O Fórum Social Mundial existe desde 2001 e já foi realizado, além do Brasil, em Mali, na África, no Paquistão e na Venezuela. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias