No segundo dia do Encontro Nacional de Construção de Políticas para a Terceira Idade, os participantes discutiram os temas gerais do texto-base do evento. São 136 idosos, aposentados e pensionistas integrantes do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) que vieram de vários estados. O encontro acontece na sede da Contag, em Brasília, e prossegue até a próxima quinta-feira.
Um dos assuntos debatidos foi a integração da terceira idade no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), além do panorama geral sobre a população idosa e o Estatuto do Idoso. Temas como a construção de políticas para a terceira idade, relação de gênero e geração no meio rural, participação da terceira idade na gestão, organização e auto-sustentação do MSTTR também fizeram parte das discussões.
A secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, explica que os debates e propostas apresentadas hoje serão discutidos na quinta-feira e o que for consenso comporá o documento final do encontro. Ele será utilizado na elaboração do texto-base do 10º Congresso da Contag, marcado para o ano que vem. "O documento também vai servir de subsídio para trabalharmos as questões da terceira idade nos próximos anos, tanto nos municípios quanto nos estados", acrescenta ela.
Amanhã, os participantes do encontro vão se dividir em grupos para discutir temas específicos, que também embasarão o documento final do evento. Na programação, também está previsto um passeio pelos pontos turísticos de Brasília. FONTE: Ciléia Pontes