A 2ª reunião do ano do Conselho Deliberativo da CONTAG, realizada de 25 a 27 de julho, em Brasília, contou com a presença da Diretoria Executiva da entidade, de representantes das FETAGs e do dirigente da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e Agricultura (UITA), Gerardo Iglesias, que fez uma análise de conjuntura sobre a crise mundial. “Estamos atravessando um momento de grande crise econômica, política, ambiental e social. Alguns países ainda sofrem com o autoritarismo, como no Paraguai e Honduras com os Golpes de Estado”, argumenta Iglesias.
Houve também o debate sobre o Encontro Nacional Unitário dos Movimentos Sociais do Campo; balanço do Grito da Terra Brasil 2012; aprovação do Regimento Interno do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR); apresentação da Política de Comunicação e do novo portal da CONTAG; avaliação da 1ª Plenária Nacional dos Trabalhadores(as) da Terceira Idade e Idosos Rurais; socialização da programação da Jornada das Margaridas; e outros informes.
Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, os destaques foram o debate sobre o Encontro Nacional Unitário, a aprovação do regimento interno do 11º CNTTR e da Política de Comunicação. “Conseguimos debater e aprovar as propostas apresentadas. Demos mais um passo para o fortalecimento da nossa organização nesses quase 50 anos de lutas e conquistas.
JOVENS E MULHERES DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA CNTTR
A reunião do Conselho foi antecedida pelos encontros das Comissões de Jovens e Mulheres Trabalhadoras Rurais. Ambas discutiram as estratégias para o 11º CNTTR. A programação da juventude também contou com debates sobre a 2ª Plenária Nacional de Jovens Trabalhadores(as) Rurais, ação unitária pela Reforma Agrária, troca de experiências sobre o Programa Jovem Saber e oficina para aperfeiçoar a comunicação e a organização através das redes sociais. A pauta das mulheres contou ainda com debates sobre a Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Jornada das Margaridas e II Mostra Nacional da Produção das Margaridas. FONTE: Imprensa CONTAG