Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENCONTRO
MSTTR aprova documento com políticas para a terceira idade
WhatsApp

19 de Junho de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
encontro

Em um clima de animação, entusiasmo e muita disposição, os idosos e dirigentes do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras Rurais (MSTTR) encerraram hoje o Encontro Nacional de Construção de Políticas para a Terceira Idade. Os participantes aprovaram documento com sugestões de políticas e encaminhamentos que servirão de base para as próximas discussões nas plenárias preparatórias para o 10º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que ocorrerá em março de 2009.

Durante três dias, cerca de 130 participantes de vários estados debateram temas para a terceira idade no Centro do Estudo Sindical Rural (Cesir), na sede da Contag, em Brasília. As sugestões aprovadas no encontro serão levadas para discussões nos estados e municípios. O texto é composto por propostas para as áreas de saúde, educação, segurança, participação no MSTTR e contribuição sindical, melhoramento do Estatuto do Idoso, entre outras.

Um dos itens do texto-base aprovado sugere a criação de um fundo para garantir a execução de ações para a terceira idade. Pela proposta, 2% da arrecadação dos sindicatos, federações e da Contag devem ser destinados para esse fundo. Para ser colocada em prática, a proposta vai precisar ser aprovada pelo MSTTR no 10º Congresso.

Para o secretário de Finanças e Administração da Contag, Juraci Souto, se aprovada, a sugestão do fundo é viável. "É perfeitamente possível construir a viabilização da proposta. À medida que o Congresso aprovar, cabe à direção da Contag e das federações construírem elementos para concretizar a idéia", afirma.

Homenageada pelos idosos com flores e com uma placa em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com a terceira idade, a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, ressalta que a qualidade das intervenções e proposições apresentadas ao documento final foi positiva.

"Tivemos aqui um grupo muito qualificado nos debates, que contribuiu imensamente em dar esse tom sobre a postura que terceira idade do campo espera do movimento sindical. Debatemos muitos pontos que contribuirão no dia-a-dia dos sindicatos e federações, para ajudar a pensar e realizar avanços para a terceira idade", diz.

Na avaliação da dirigente sindical Josefa Rita da Silva, da Fetag/BA, o encontro foi o pontapé inicial para a valorização dos idosos e idosas do campo. "Foi um encontro muito bom, com o resgate dos trabalhadores rurais da terceira idade que são os mais contribuem com esses movimentos e às vezes ficam muito esquecidos", diz.

Na opinião de Júlia Correia Gades, da Fetag de Mato Grosso (Fetagri), com a construção de políticas voltadas para a terceira idade, vai ser possível fazer um trabalho de incentivo à filiação de aposentados e aposentadas do campo que estão distantes do movimento sindical. "Cada vez que viemos para um desses encontros, nós aprendemos mais e com isso fica mais fácil o trabalho lá nos sindicatos. Vamos fazer um levantamento para ver quais os aposentados não contribuem mais e tentar trazê-los de volta para os sindicatos", comenta. FONTE: Ciléia Pontes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico