A primeira ocupação de uma fazenda no Ceará realizada neste mês, o chamado "abril vermelho" pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocorreu ontem no município de Boa Viagem, a 234 quilômetros de Fortaleza. De acordo com Marcelo Matos, do setor de comunicação do Movimento, 60 famílias chegaram à fazenda Mato Grosso, na madrugada passada. A área, segundo ele, foi decretada para a reforma agrária no dia 5 de outubro do ano passado.
"As famílias vão ficar na fazenda até que o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realize o processo de assentamento", disse.
Ele antecipou que outras ocupações ocorrerão este mês no Ceará acompanhando o cronograma nacional do MST para que sejam agilizados os processos de assentamento dos sem-terra. No Estado, existem 22 acampamentos com mais de mil famílias. Marcelo Matos diz que, desde 2007, "o governo não cumpre a meta de assentamentos". As emissões de posse não estão sendo concluídas porque a Procuradoria do Incra está em greve. "O MST local avisa que se o governo não agilizar o processo da fazenda Mato Grosso, outras áreas vão ser ocupadas também. Há famílias que se encontram acampadas há quatro anos", informa. FONTE: O Povo OnLine - 03/04/08