A ala do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ligada a José Rainha Jr. realizou ontem a 11ª invasão de fazendas em cinco dias no Pontal do Paranapanema (oeste de SP). O alvo da ação foi a fazenda Palmares, em Piquerobi (615 km a oeste de SP).
Como parte da chamada operação "Carnaval Vermelho", liderada por Rainha, a invasão tem como objetivo protestar contra o governo do Estado -os sem-terra cobram agilidade na criação de assentamentos e a retirada do projeto enviado pelo governo José Serra (PSDB) à Assembléia Legislativa que regulariza áreas no Pontal com títulos de posse questionadas na Justiça.
De acordo com a Polícia Militar, 80 pessoas participaram da invasão, ocorrida às 9h de ontem. Já a coordenação do MST disse ter colocado na área 150 pessoas. "Continuamos a mobilizar as famílias para cobrar do governo a criação de assentamentos no Pontal. Essa área é improdutiva e devoluta e deveria ser destinada à reforma agrária", disse Wesley Mauch, aliado de Rainha.
O administrador da área, Luiz Carlos Henriques, registrou no início da tarde boletim de ocorrência e afirmou que advogados já começam a reunir documentos para pedir a reintegração de posse da área.
À polícia Henriques afirmou que os sem-terra destruíram uma cerca para entrar no imóvel.
(CRISTIANO MACHADO) FONTE: Folha de São Paulo ? SP