Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MST INICIA MÉTODO CUBANO DE ALF
MST inicia método cubano de alfabetização
WhatsApp

06 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
mst inicia método cubano de alf

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST deu início, nesta segunda-feira (5), ao projeto de capacitação dos educadores da reforma agrária, através do método cubano de Alfabetização, "Sim, eu posso". Com o apoio do Governo do Estado, o projeto conta com a participação de 120 educadores do campo (assentados e acampados) e com a participação de um profissional de Cuba além de técnicos da Secretaria Estado da Educação, Ufal, MST e demais organizações parceiras.

A abertura do projeto de capacitação aconteceu nesta segunda-feira, no Centro de Formação, Cepa, onde o curso será realizado até a sexta-feira. O secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, representou o governo do Estado e ressaltou a importância do aprendizado na formação de uma sociedade justa. "É com grande satisfação que o Governo de Alagoas participa como parceiro desta empreitada. Quando o projeto foi colocado em pauta,nas nossas reuniões com os movimentos sociais, decidimos estudá-lo e abraçá-lo. É preciso que exista união no combate incessante ao analfabetismo, colocando em prática ações possíveis de serem realizadas", afirmou Álvaro Machado.

Segundo o secretário, a viabilização do projeto foi acompanhada de perto pelo governo do Estado através de reuniões no Gabinete Civil e discussões sobre o tema. "É preciso ir além do que hoje achamos que é possível. É preciso fazer o impossível. A proposta do MST foi bem vista pelo governo do Estado e por isso nós a abraçamos. Hoje se inicia o projeto piloto, mas vamos estudar a possibilidade de ampliar este projeto, fazendo com que os projetos para jovens e adultos também cheguem a cada pessoa no campo. O governo Teotonio Vilela Filho tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, unindo forças em nome do Estado e da sociedade", ressaltou.

A representante do MST, Débora Nunes, reforçou a importância da capacitação através do método cubano e avaliou o trabalho realizado pelo governo. "Nós temos a clareza da nossa responsabilidade na sociedade. Vamos trabalhar junto ao governo do Estado para acabar com o analfabetismo em Alagoas. O programa ?sim, eu posso?, é só o início. Temos que agradecer ao governo esta parceria cada vez mais forte e por estar contribuindo para essa capacitação", disse.

O método cubano "sim, eu posso", é aplicado através de vídeo, com o auxilio de monitores, que ensinam a ler e escrever em 35 dias. São cinco aulas de uma hora e meia de segunda a sexta-feira. Do ponto de vista pedagógico, o ideal é que após a alfabetização no "Sim, eu posso", os alunos matriculem-se nos programas de educação de jovens e adultos.

Segundo a coordenadora estadual da rede de ensino para jovens e adultos, Alexandra Pedrosa, é importante dar continuidade ao processo educacional e o governo do Estado estará junto dos movimentos neste momento. "Não podemos nos limitar ao método cubano. O governo está bem perto e confiante, por que queremos que o Estado avance", afirmou.

por Assessoria FONTE: Alagoas em Tempo Real ? AL



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico