Mais de três mil famílias, a maioria mulheres, ligadas ao Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vão realizar, na manhã desta quinta-feira, uma grande caminhada em apoio às ações da Polícia Federal e do Ministério Público de Alagoas referentes à Operação Taturana - desencadeada pela PF em dezembro passado e que investiga o desvio de mais de R$ 28 milhões dos cofres da Assembléia Legislativa. Eles estão acampados na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, de onde pretendem partir em direção às sedes do Tribunal de Justiça - que julga o pedido de afastamento, do cargo, dos deputados estaduais indiciados na Taturana -, e do Ministério Público, já no bairro do Poço.
De acordo com a assessora de comunicação do Movimento, Bárbara Zeferino, as famílias, vindas de assentamentos e acampamentos de diversos municípios do interior do Estado, realizarão, até o próximo sábado (8 de março, dia internacional da mulher), atividades diversas, como discussões acerca da violência e da corrupção em Alagoas. "Também iremos tratar de pautas antigas e permanentes, como a reforma agrária que inclua mais infra-estrutura nos assentamentos, como instalação de escolas, por exemplo, além de debatermos questões relacionadas à mulher, a fim de que conquistemos políticas públicas específicas, como o célere acesso aos direitos previdenciários", analisa Bárbara, acrescentando que outras reivindicações também serão apresentadas ao Incra, nesta quinta-feira.
Ainda segundo a assessora do MST, durante os quatro dias em que os sem-terra pretendem permanecer na capital, ainda serão discutidas questões como a expansão danosa - na visão do Movimento - do agronegócio em Alagoas. "Exemplo recente destes danos foi a operação da Procuradoria Regional do Trabalho, que culminou com a constatação de trabalho escravo em algumas usinas", recorda Bárbara Zeferino. "Também não deixaremos de cobrar das autoridades competentes providências a respeito da violência cometida contra nove trabalhadores rurais por um fazendeiro da região de Piranhas", lembrou. FONTE: Gazetaweb ? AL