Pouco mais de um mês após as invasões em 14 fazendas no Pontal do Paranapanema (oeste de SP), durante o "Carnaval Vermelho", a ala do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) liderada por José Rainha Jr. invadiu, na madrugada de ontem, a fazenda Esperança, em Iepê. Em 37 dias, é a segunda vez que a propriedade é invadida.
Segundo o MST, 80 militantes entraram no imóvel -a Polícia Militar disse que 40 pessoas estavam na área na manhã de sexta e que não houve destruição de cercas. Foi a 20ª invasão no Pontal neste ano e a 17ª de grupos ligados a Rainha, que, mesmo afastado pela direção do MST, atua em nome da sigla.
O proprietário não foi localizado pela reportagem.
Segundo o coordenador do MST Sérgio Pantaleão, a invasão antecipa o "abril vermelho" (quando o MST intensifica protestos para lembrar o massacre de 19 sem-terra em Eldorado do Carajás, em abril de 1996). Ele disse que o objetivo é protestar contra o governo de José Serra (PSDB), que enviou à Assembléia projeto que regulariza áreas suspeitas de serem devolutas no Pontal.
O diretor-executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, afirmou que, ao aderir ao projeto, o proprietário cederá parte de sua área para fins de reforma agrária em troca da legalização da titularidade. (CRISTIANO MACHADO) FONTE: Folha de São Paulo ? SP