Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MST ENFRENTA DESISTÊNCIAS EM RI
MST enfrenta desistências em Ribeirão
WhatsApp

04 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
mst enfrenta desistências em ri

Muitos sem-terra deixaram o acampamento e foram povoar o bairro ao lado, que é dos que mais concentram recebedores do Bolsa Família

DO ENVIADO A RIBEIRÃO PRETO (SP)

A cidade de Ribeirão Preto (SP) se define como a capital brasileira da agricultura empresarial. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) se declara inimigo dos fazendeiros. No primeiro governo Lula, houve uma invasão de terra na cidade. Dela surgiu o único acampamento no coração do agronegócio, espremido entre uma fazenda de cana e o Bolsa Família.

João Euleuterio, 73, um dos fundadores do MST nos anos 80 e hoje assentado na "Califórnia brasileira" após oito tentativas anteriores fracassadas, aponta a cerca que separa os sem-terra da fazenda. "Se fosse no passado, a gente já tinha derrubado essa cerca", afirma, desalentado. "O povo perdeu o ânimo, foi massacrado pelos usineiros, não tem mais apoio. Até o Lula mudou de lado..."

A Fazenda da Barra foi invadida por 450 famílias do MST em 2003. Hoje, são 350, mas apenas 30 estão no local desde 2003. A rotatividade é alta.

Muitos pioneiros desanimaram e foram povoar o bairro de Ribeirão Verde, ao lado do assentamento, repleto de ex-integrantes do MST. Alguns fazem bicos, tentam arrumar algum emprego na economia da cidade -que cresce rápido, movida pela cana.

Segundo a prefeitura da cidade, o bairro é um dos líderes municipais em número de beneficiários do Bolsa Família. O programa atingiu 516 residências do município em 2003 e alcançou 11.123 no ano passado.

Em Ribeirão Verde, as pessoas têm medo de falar. Não querem arrumar confusão com o MST. Uma das poucas é a cozinheira Maria da Graça Pereira de Moura, 50. Ela esteve à frente da invasão de 2003 e hoje mora no bairro.

"Eu tinha o sonho de ter terra, não ter de trabalhar para os outros", afirma Maria, que deixou o movimento por não concordar com as regras do acampamento. "Você não pode trabalhar fora, não pode buscar outras coisas. Percebi que a cidade te dá mais oportunidades. O MST diz que o governo vai dar terra, vai dar tudo, mas nada chega."

O Incra tomou posse dos 1.548 hectares de uma das terras mais valorizadas do país neste ano. Não há luz e a água só chega em caminhões da prefeitura de 20 em 20 dias. Se há foco de dengue, tem de jogar o barril fora.

As casas são de lona, as cestas básicas do governo, segundo a direção do acampamento, não chegam todos os meses. Maria da Graça diz que muita gente tenta escapar do aperto por meio do Bolsa Família, mas esconde o fato da direção do MST. Para conseguir, informam o endereço de algum amigo da cidade, de um parente.

O bairro ao lado cresce rápido. Já há asfalto nas ruas, bares, lojas e supermercado. Na divisa entre o acampamento e a usina, uma caminhonete passa várias vezes ao dia e vigia os sem-terra. Dois militantes do MST fazem de conta que não é com eles.

João Jurandi da Silva, 54, uma das poucas pessoas que estão na fazenda desde 2003, resume a diferença entre o governo Fernando Henrique Cardoso e o governo Lula. "O tucano crivava um monte de dificuldade, fez medida provisória para criminalizar o movimento. O Lula conseguiu com esse Bolsa Família o que o Fernando Henrique tentou, tentou e não conseguiu, que é deixar as pessoas fora das ocupações." FONTE: Folha de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico