Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MST É IMPEDIDO DE ATACAR VALE
MST é impedido de atacar Vale
WhatsApp

20 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
mst é impedido de atacar vale

Ricardo Miranda

Rio de Janeiro ? Preocupada com possíveis novos ataques do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) as instalações da empresa, a Vale conseguiu, na 41ª Vara Cível do Rio de Janeiro, uma liminar que impede os camponeses e um de seus líderes, João Pedro Stédile, de "incitar a prática de atos violentos contra as instalações (da Vale), bem como de "promover ações que importem na interrupção de suas atividades, sob pena de multa de R$ 5 mil por cada ato violento ou interrupção". O pedido de liminar foi feito pela Vale sob a alegação de que o MST, liderado por Stedile, vem promovendo investidas violentas, causando a interrupção de atividades da companhia e significativos prejuízos, além de danos à imagem corporativa.

Em nota, o MST afirmou que "os diretores da Vale devem ficar preocupados com a decisão do plenário do Tribunal Regional da Justiça Federal, de dezembro de 2005, em Brasília, que sentenciou pela anulação do leilão de privatização da mineradora, acolhendo um dos 107 processos (entre ações populares, ações civis públicas e mandados de segurança) que ainda correm na Justiça". Para os sem-terra, a Vale "deveria trabalhar para resolver os problemas sociais e ambientais das áreas onde está instalada, prejudicando comunidades em Minas Gerais, Maranhão e Pará, em vez de criar obstáculos para a realização de manifestações legítimas que fazem parte da democracia".

Aula magna

Numa surpreendente aula magna, como convidado especial do reitor Aloísio Teixeira na abertura do ano letivo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Pedro Stédile, ideólogo e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirmou que o movimento mudou sua estratégia no governo Lula e que, ao contrário da "reforma agrária clássica", a ordem agora é afetar o trabalho de unidades de multinacionais em setores como transgênicos e agronegócios. "Percebemos que nossos inimigos principais agora são as empresas transnacionais. Enquanto houver um sem-terra respirando, vamos lutar para expulsar do país todas as empresas transnacionais que nos exploram na agricultura", disse Stédile, aplaudido de pé por uma platéia de cerca de 200 alunos e professores, no auditório do Roxinho, no câmpus da Ilha do Fundão.

Na Aula Magna, intitulada "Terra, saberes e democracia", Stédile negou-se a falar de ações planejadas para um "abril vermelho" de invasões e disse que não recuará mesmo diante da decisão da 41ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Ele chamou a medida de "idiotice" e "ditatorial" e disse que a Vale está "desesperada".

Inimigas

"Eles vivem com essa paranóia porque têm culpa no cartório. Deveriam contratar um especialista em movimento social para entender que o povo só se mexe quando há uma causa. Eles que tentem entender porque o povo do Pará, vira e mexe, pára o trem", disse Stédile, que durante sua palestra mapeou os principais alvos do MST e de sua irmã de invasões, a Via Campesina, também controlada por ele.

Tanto quanto os latifúndios, agora as multinacionais de transgênicos Monsanto, em São Paulo, e Syngenta, no Rio de Janeiro, a mineradora Vale do Rio Doce, no Pará, a Aracruz Celulose, no Espírito Santo, e as unidades da Stora Enso e Bunge & Born no sul do país também são "inimigas". Outras integrantes da lista negra do MST são empresas como Votorantim, Cargill, Du Pont e Bayer que, segundo Stédile, "agridem o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores". No início de mês, mulheres da Via Campesina ocuparam uma unidade de pesquisa biotecnológica da empresa americana Monsanto e destruíram um viveiro e o campo experimental de milho transgênico, em Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo. Em 2006, integrantes da Via Campesina destruíram o horto florestal da empresa Aracruz Celulose, em Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul.

Lula poupado

Alternando bom humor com críticas ferinas, Stédile só evitou críticas mais pesadas ao governo Lula. O que me dá dó no Lula é que nem ele tem consciência do papel que tem", desdenhou o líder do MST, dizendo que é muito simplista personalizar culpados. Ele defendeu a volta de grandes mobilizações de massa no país, lamentando que a última delas tenha sido a greve dos petroleiros em 1995. Ele criticou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a quem chamou de "calhorda a serviço do banco de Boston" (Meirelles foi presidente mundial do BankBoston) e disse que concordava com o jurista Fábio Konder Comparato, para quem Fernando Henrique Cardoso cometeu crime de lesa-pátria ao vender a Vale do Rio Doce. Stédile defendeu "prisão perpétua" para o ex-presidente ou que ele seja "assentado num lote na Amazônia".

Na aula magna, reservada pela UFRJ para pessoas com "notória responsabilidade nos meios culturais e acadêmicos", o economista Stédile falou da questão fundiária no país desde o Brasil colônia até o governo Lula. Citando intelectuais como Josué de Castro, Milton Santos, Darcy Ribeiro, Celso Furtado, Caio Prado Jr. e Paulo Freire, Stédile disse que a burguesia brasileira abandonou suas idéias nacionalistas e que cabe agora aos movimentos sociais resistir à invasão multinacional.

Stédile ainda agradeceu ao reitor Aloísio Teixeira pela "coragem" de tê-lo convidado. "Espero que não atrapalhe sua carreira acadêmica", brincou. O reitor disse que a UFRJ quer criar um centro de estudos para movimentos sociais e elogiou o empenho do líder do MST de educar os integrantes do movimento. Hoje o MST tem 2.862 estudantes na universidades brasileiras, 180 fazendo mestrado e doutorado, todos "filhos de assentados", segundo Stédile. A parceria UFRJ-MST já garante um curso de especialização em filosofia para líderes sem-terra, que já está na segunda turma. FONTE: Correio Braziliense ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico