Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PREVIDÊNCIA
MP que estende aposentadoria de assalariados é aprovada na Câmara
WhatsApp

20 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
previdência

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) a Medida Provisória 385/07. Ela prorroga até dezembro de 2010 o prazo para que todos os trabalhadores rurais, inclusive assalariados e assalariadas que trabalham sem carteira assinada, possam se aposentar mediante a comprovação da atividade rural. A medida deve beneficiar cerca de 4 milhões de brasileiros, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"A aprovação é uma reparação social importantíssima para o mundo agrário. Além disso, garantir um salário mínimo para essas pessoas é aquecer a economia dos municípios", considera o deputado Eudes Xavier (PT/CE), relator da proposta. Ele diz que, em seu relatório final, levou em consideração emendas de outros deputados, as negociações com o governo e com a Contag.

A MP 385 também traz uma contagem especial para que assalariados e assalariadas rurais possam se aposentar após 2010. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2015, cada mês trabalhado equivalerá a três para fins previdenciários. Já entre 2016 e 2020, a contagem valerá o dobro. Ambas serão limitadas a 12 meses dentro de cada ano. "Essa contagem facilita para o trabalhador na hora de considerar a carência de 15 anos, necessária para a aposentadoria", pondera a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas.

Tramitação - A MP 385 havia sido revogada em outubro do ano passado pela MP 397/07, como parte das negociações para aprovação da CPMF. Em votação no Senado, no último dia 12 de março, a MP 397 foi rejeitada, o que fez com que a MP 385 voltasse a estar na pauta do Plenário da Câmara. "Essa retomada nos surpreendeu e exigiu de nós grande capacidade de negociação", enfatiza Alessandra, que comemorou a aprovação da medida pelos deputados.

Quatro destaques da MP 385 foram deixados de fora da votação. Eles serão apreciados pela Câmara durante a próxima semana. Depois disso, o projeto aprovado com base no relatório do deputado Eudes Xavier será analisado pelo Senado Federal.

Complementares - Na opinião de Alessandra Lunas, as MPs 385 e 410 são complementares. Com a aprovação da primeira pela Câmara, apenas a parte trabalhista, prevista na MP 410, fica pendente. Para Eudes Xavier, a aprovação da proposta é urgente. "Precisamos de uma vez por todas caracterizar a atividade dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de forma muito clara na lei", defendeu o deputado.

Desde o final de fevereiro, a Contag está sensibilizando parlamentares sobre a importância da MP 410. "Estamos dialogando com eles o significado dessa medida diante da situação concreta dos assalariados e assalariadas que trabalham em regime de curta duração no campo. Já obtivemos avanços nessa causa", relata Alessandra. Isenção - Eudes Xavier incluiu, ainda, uma emenda para determinar à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o pagamento do ICMS e da contribuição ao INSS no caso de compras de produtos agropecuários realizadas pela companhia no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A intenção da emenda é deixar os preços pagos aos agricultores familiares, associações e cooperativas de agricultores familiares livres desses tributos. O PAA garante preço mínimo a produtos agrícolas usados em cestas básicas de programas governamentais. FONTE: Angélica Córdova



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico