Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Movimentos sociais e universidades defendem continuidade do Pronera
WhatsApp

24 de Agosto de 2010

TEMAS RELACIONADOS:
tribunal de contas da união

A Secretaria de Recursos do Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar a revogação do Acórdão feito pelo órgão, que proibiu, há um ano e meio, o Incra de fazer convênio com universidades brasileiras e movimentos sociais para do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A reivindicação é da Contag, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e de representantes de universidades brasileiras, que aguardam o resultado da análise.

Há 12 anos o Pronera firma convênios com universidades públicas brasileiras. Contudo, há um ano e meio estar proibido de realizar esses convênios. A decisão partiu do TCU por denúncia de corrupção em um convênio com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – um aluno de Agronomia afirmou que grande parte do orçamento do Pronera era repassado ao MST.

O TCU determinou que o Incra, responsável por repassar os recursos do programa, em vez de firmar convênios com as universidades faça licitação para oferecer os cursos de alfabetização até a pós-graduação. Participariam da concorrência as universidades públicas federais e estaduais, instituições privadas de ensino e ONGs.

Diferenciada - O secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, revelou que, devido a decisão do TCU, os alunos se desmobilizaram e mais de 50 projetos estão parados no Incra sem poder ser contratados. O dirigente disse que todas as intervenções feitas pelos presentes na audiência “se convergiram no sentido de prevalecer a educação dessas pessoas da reforma agrária, que têm toda uma especificidade e precisam de uma educação diferenciada para essa área “.

O dirigente reivindica que sejam revistos direitos, como a educação, que foram negados aos assentados da reforma agrária. “É extremamente necessário que outras políticas sejam conquistadas por essas pessoas possam atingir a sua cidadania plena”.

Na semana passada, em audiência com o ministro do Tribunal de Contas da União Ubiratan Aguiar e o secretário de Recursos do TCU, Júnios Marques, representantes das entidades, reitores e professores de várias universidades pediram, ainda, a continuidade do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)

Acesso - Para José do Carmo, coordenador do Curso Especial de Direito para Assentados da Reforma Agrária e Agricultores Familiares, da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Pronera se afirma como um programa importante para garantir o acesso da educação como direito fundamental e constitucional.

“Desde a Carta de Punta del Leste, a reforma agrária é um conceito que engloba, inclusive, o acesso a educação. As pessoas assentadas como beneficiárias de projetos de reforma agrária deve ter o mesmo direito a ter acesso a educação que as populações urbanas e o Pronera permite o ingresse na escolas, desde a educação infantil até educação superior no nível da pós graduação lato sensu (das especializações)”.

O professor defende que o Pronera deve ser fortalecido como uma iniciativa acertada para assegurar a todas pessoa do campo o acesso a educação em todos os níveis. ”Em nome da UFG e dos movimentos sociais, como a Contag, que se emprenharam desde a criação do Pronera, acho que o programa precisa agora ter o respaldo de toda sociedade e do governo para a sua consolidação.” FONTE: Gil Maranhão, da Agência Contag de Notícias



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico