Acontece, neste momento, a reunião dos movimentos sociais do Encontro Nacional Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas. O objetivo é socializar as ações dessas organizações que foram realizadas depois da ação de agosto de 2012, além das que estão planejadas ainda para esse primeiro semestre, como o Grito da Terra Brasil, as jornadas, o Abril Vermelho, dentre outros.
Os representantes dos movimentos aproveitam a oportunidade para debater as estratégias de combate e erradicação da violência no campo. Eles também estão construindo uma ação unitária para 2013.
“Nós, dos movimentos sociais que construímos o Encontro Unitário em 2012, estamos ao longo do segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013 construindo ações unitárias e processos nos estados e nas nossas bases para efetivamente, nesse ano, fazer uma grande ação pelo Brasil inteiro em favor da reforma agrária, da defesa do meio ambiente, da terra e território e da produção de alimentos saudáveis”, disse o secretário de Política Agrária da CONTAG, Willian Clementino.
O dirigente reforçou o objetivo da reunião de hoje. “Nesse momento, estamos fazendo uma reunião de balanço ações feitas até agora e preparando a nossa grande ação para 2013, com a participação de todos que fazem do campo brasileiro um lugar bom para se viver, na perspectiva de avançarmos na reforma agrária, combater a violência no campo e todos os tipos de violação dos direitos humanos, contra a terra e o território, o meio ambiente e a soberania e segurança alimentar”.
A reunião está sendo realizada nesta quarta-feira, 3 de abril, no CESIR/ CONTAG, em Brasília, com a presença de lideranças de todas as organizações sociais do Encontro Unitário. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi